Santa Catarina lidera contratações no setor de publicidade no Brasil

FACISC
Santa Catarina lidera contratações no setor de publicidade no Brasil

Competitividade Empresarial

Comunicação FACISC

Autor Comunicação FACISC

Compartilhe

Estado gerou 687 novas vagas em abril e respondeu por 35% do saldo de vagas do setor em todo o país

Santa Catarina se consolidou em abril como o estado com maior saldo de contratações no setor de publicidade e pesquisa de mercado em todo o Brasil. Foram 687 novas vagas formais geradas, o que representa 35% do saldo de vagas no país nessa área. O número expressivo mostra um crescimento de 153% em relação ao mesmo período de 2024. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e analisados pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

O bom momento da economia catarinense, impulsionado pelo aumento da renda média do trabalhador e o fortalecimento do comércio e dos serviços, tem sido um dos principais motores para esse desempenho. Segundo dados do primeiro trimestre de 2025, a renda média efetivamente recebida pelos trabalhadores do estado cresceu 13%, o segundo maior crescimento do país — atrás apenas de Pernambuco.

Esse aumento no poder de compra das famílias catarinenses levou à liderança nacional nas vendas de supermercados e produtos de uso pessoal e doméstico. O volume de serviços prestados às famílias também cresceu mais de 13% no primeiro trimestre. Com esse novo fôlego no consumo, os empresários passaram a investir mais em estratégias para destacar seus produtos e serviços no mercado.

“A expansão do setor de publicidade em Santa Catarina é reflexo direto da maturidade empresarial do estado. O empreendedor catarinense compreendeu que, em um mercado competitivo, a comunicação estratégica é essencial para alcançar resultados. Esse salto nas contratações revela um ecossistema criativo e em plena expansão”, destaca Estevão Guerreiro, diretor de Marketing da Facisc.

Dentro do setor, a área com maior crescimento nas contratações foi a de promoção de vendas, com forte atuação no ponto de venda — usando campanhas de curta duração, descontos, brindes e outras ações para atrair o consumidor. Também houve aumento na criação de estandes para feiras e exposições, impulsionado pelo crescimento dos eventos corporativos no estado.

Municípios que mais contataram

Os municípios com maior número de contratações estão concentrados na Grande Florianópolis, como Florianópolis (177 vagas), Santo Amaro da Imperatriz (105 vagas) e São José (46 vagas). No Vale do Itajaí, destacam-se Itajaí (124) e Blumenau (88). Já no Sul do estado, Criciúma também teve saldo expressivo, com 88 vagas criadas.

A movimentação não se restringe às grandes cidades. No interior, o crescimento também é visível e constante, segundo o vice-presidente da Associação Empresarial de São Bento do Sul e integrante do Núcleo de Comunicação da entidade, Leonardo Celeski, empresário da área de comunicação. “A gente tem percebido no interior também esse crescimento forte. O empresário está cada vez mais preocupado com a imagem da empresa dele. Não é mais só vender — é construir marca. Muitas vezes ele nem conhece os termos técnicos como branding, mas já está fazendo isso. Está gerando conexão com o público, transmitindo confiança”, afirma.

Ele acrescenta que essa mudança de mentalidade tem impulsionado o setor. “Mesmo no interior, vemos empreendedores buscando posicionamento, contando histórias, mostrando o propósito da empresa. E mais do que isso: entendendo que a comunicação precisa ser mais humana, próxima, verdadeira e conectada com seu público. Esse crescimento da publicidade em Santa Catarina é reflexo dessa virada. A publicidade hoje se tornou uma ferramenta de gestão — e não apenas um apoio eventual — para praticamente todos os empresários, seja na mídia digital ou offline”, completa.

Na capital, esse amadurecimento do setor também é evidente. “Percebo que, hoje, empreendedores e empresas já entenderam o digital como porta de crescimento: estão investindo em publicidade online e colhendo mais visibilidade e autoridade. Quando juntamos estratégia bem pensada, branding consistente, planejamento criativo e uma história que fala direto com a persona, o marketing deixa de ser só execução e vira peça-chave na estratégia do negócio. Isso mostra o real amadurecimento do setor – e é aí que a gente, como profissionais de marketing, faz toda a diferença”, analisa Felipe Margarida, coordenador geral do Núcleo Setorial de Marketing da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif).

“Santa Catarina está se consolidando como um polo criativo e inovador, com empresas cada vez mais conscientes da importância de investir em comunicação. Esse movimento não só gera empregos como também eleva o nível de competitividade do nosso estado”, conclui Guerreiro.