Compartilhe
Temática essencial tanto no aspecto ecológico, quanto para as atividades econômicas, o meio ambiente foi pauta nesta quinta-feira (12/08) em encontro do Comitê Ambiental da Facisc.
Na ocasião o assessor ambiental da Federação, Guilherme Dallacosta apresentou um resumo sobre a atuação da Facisc na área, como por exemplo, o Programa de Sustentabilidade Ambiental que contempla entre outras iniciativas, a participação da entidade em conselhos da área, como o Consema, a construção do guia ambiental, o selo ambiental, palestras, seminários e outras capacitações. “Nosso objetivo é estimular o desenvolvimento sustentável das empresas e municípios por meio de ações que agreguem competitividade e gerem melhoria de representatividade dos setores e o aperfeiçoamento do sistema de licenciamento ambiental no Estado”, destacou.
“Ações como o Selo melhoram a chancela da associação para o cumprimento das boas práticas. As empresas passam a ter um novo nível de entrega de seus produtos e serviços”, comentou Juliana Silva, assessora jurídica da ACIJ Joinville, que também trouxe para discussão algumas manifestações enviadas aos parlamentares sobre os projetos de lei 1877/21 e 2510/19 que tratam dos recuos no regulamento do código florestal.
Os demais participantes também compartilharam ações dos núcleos e associações de Joinville, Criciúma e São José.
O encontro contou com a participação do Diretor do Meio Ambiente, Silvio Bianchini Neto, do representante titular da Federação no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), José Mário Gomes Ribeiro e do superintendente institucional da Facisc, Gilson Zimmermann que reforçaram a importância da Federação como promotora da temática da sustentabilidade. “Precisamos estar atentos ao tema para fortalecer as discussões nas ACIs e na Federação e assim ganhar representatividade”, ressaltou Gilson.