A sustentabilidade é uma das diretrizes estratégicas da FACISC e norteia diversas ações que são a prática de nossa missão, visão, princípios e valores.

Como contribuímos para o Desenvolvimento Sustentável:

  • Os projetos e ações que desenvolvemos são orientados pelos princípios da sustentabilidade.
  • Adotamos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) desde 2011 e a Agenda 2030 e os ODS a partir de 2015.
  • Somos signatários e coordenamos o Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
  • Somos a primeira entidade empresarial catarinense signatária do Pacto Global da ONU, desde 2016.
  • Protagonizamos o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) em várias cidades do estado.
  • Aplicamos o Programa europeu Al Invest 5.0 com foco no desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas buscando a redução da pobreza na América Latina.
  • Nosso relatório de sustentabilidade está alinhado aos ODS e aos 10 princípios do Pacto Global.
  • Integramos os GTs ODS e Anticorrupção da Rede Brasil do Pacto Global.
  • Incentivamos e orientamos nossas Associações e Núcleos Empresariais, sobre a implementação da sustentabilidade e dos ODS na estratégia local.
  • Lideramos pelo exemplo!

Temos compromisso com estas iniciativas:

Sobre o Movimento ODS 

É um movimento social, apartidário, plural e ecumênico, constituído por voluntários e com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Sua missão  é facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia-a-dia das pessoas e na prática das organizações.

Conheça aqui as iniciativas e Associações Empresariais signatárias.

 

Sobre o Pacto Global

É a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Trata-se de uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

Acesse e conheça detalhes.

 

Agenda 2030 e os ODS

A Agenda 2030 é um plano de ação global que busca alcançar o desenvolvimento sustentável até o ano de 2030. Uma agenda colaborativa que demanda o comprometimento de todos, desde empresas, governo e, principalmente, a sociedade civil.

 

Por que se engajar?

Como negócio, é importante se envolver no processo de desenvolvimento sustentável de nossa sociedade. Além da possibilidade de desenvolver parcerias colaborativas, acompanhar a inovação do mercado e a utilização dos recursos de forma mais eficiente e ainda influenciar novos padrões de negócios.

Já para o município, este compromisso público traz uma nova plataforma de diálogo para estudar estratégias que transformem os pontos mais vulneráveis, orientando planos de governo e orçamentos municipais, além de multiplicar boas práticas globais.

 

Responsabilidade Social e Empresarial na FACISC

Adotamos o conceito em todas as suas dimensões, seja social, econômica ou ambiental, como forma de fortalecer a cidadania empresarial por meio do associativismo.

Acesse nosso Guia especial de implementação da Responsabilidade Social.

 

Relatório de Sustentabilidade 2020 – Clique aqui e folheie