Compartilhe
Lideranças políticas e empresariais do Sul de Santa Catarina e da Grande Florianópolis formaram duas comissões para cobrar soluções à situação da BR-101, uma voltada a reverter o bloqueio da BR-101 na altura do Morro dos Cavalos, em Palhoça, e outra para buscar a pavimentação das SCs 108 e 435. Na próxima quarta-feira (24), a comissão para tratar do Morro dos Cavalos se reunirá com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília, e a comissão para tratar das SCs se reunirá com o governador do Estado, Jorginho Mello. Nos dois encontros, será entregue um documento reforçando a mobilização das lideranças políticas e empresariais.
O vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), César Smielevski, é um dos líderes da movimentação e participou da reunião, nesta quinta-feira (18), na sede da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), que resultou na criação dos grupos.
“O bloqueio da BR-101 deixou ainda mais escancarado o problema das SCs 108 e 435 ainda não terem sido pavimentadas. Se estivessem em condições de absorver o tráfego, poderiam ser alternativas à BR-101. Há diversos riscos ao tráfego e à logística se as medidas não forem tomadas e, por isso, a importância deste encontro”, destacou Smielevski.
O presidente da ACIT, Gean Carlo de Bom da Silva, reforçou que melhorias para estas rodovias são cobradas há muito tempo, e que a não resolução chegou a esta situação extrema.
“Esta é uma necessidade que estamos discutindo há muito tempo e que ainda não foi resolvida”, declarou em sua fala.
Geovania de Sá, única representante da bancada federal, informou sobre próximas reuniões para tentar dar celeridade a esta pauta. Também estiveram presentes os deputados Estener Soratto Júnior, Pepê Collaço, Volnei Weber, Thiago Zilli, o prefeito de Tubarão e presidente da Amurel, Jairo Cascaes e prefeitos de Rio Fortuna, São Bonifácio, Santa Rosa de Lima, Anitápolis, Içara, Imbituba, São Martinho, vereadores de Tubarão e destas regiões, os ex-deputados Edinho Bez e Ronaldo Benedet, além de diversos líderes regionais.