Iniciativa nasceu de uma demanda da ACIB e reforça o papel do associativismo na conexão entre empresas, entidades e organismos internacionais em ações humanitárias.
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), em parceria com a Agência da ONU para as Migrações (OIM), realiza uma mobilização para que empresas catarinenses apoiem a resposta humanitária às vítimas dos terremotos que atingiram a Venezuela no mês de junho.
Essa iniciativa visa fomentar a participação de empresas por meio do associativismo, com doações financeiras direcionadas à OIM para aquisição de itens essenciais e necessários durante o atendimento às pessoas impactadas pelos terremotos.
Santa Catarina é o estado que mais gerou empregos para estrangeiros no Brasil nos cinco primeiros meses de 2026 e principal destino de venezuelanos acolhidos pela estratégia de interiorização do Governo Federal, com cerca de 800 pessoas recebidas no período, o equivalente a quase 20% de todo o processo realizado no país.
A mobilização teve início na Associação Empresarial de Blumenau, após uma empresa associada procurar a entidade sensibilizada pela preocupação de colaboradores venezuelanos com seus familiares e comunidades atingidas pelos terremotos. A partir dessa demanda, a ACIB acionou a FACISC, que articulou o contato com a OIM e estabeleceu um canal oficial para apoio. O resultado foi imediato: a iniciativa mobilizou o empresariado do Estado e já conta com a adesão de empresas catarinenses, entre elas as indústrias Karsten e Altenburg, que estão entre as primeiras a integrar essa corrente de solidariedade.
Para o presidente da FACISC, Elson Otto, a articulação traduz, na prática, a essência do associativismo: transformar uma demanda local em uma ação coletiva capaz de gerar impacto além das fronteiras.
“O associativismo nasce quando pessoas e empresas entendem que juntas conseguem ir mais longe. E foi exatamente isso que aconteceu. Nosso papel é construir essas pontes, aproximar quem deseja ajudar de quem realmente precisa, com a segurança de que as doações chegarão pelos canais oficiais. Essa mobilização mostra que nossa missão vai além de representar e ser a voz das empresas que constroem Santa Catarina: ela conecta pessoas, gera solidariedade e transforma a vontade de ajudar em ações concretas capazes de mudar vidas”, reforça Otto.
A OIM atua globalmente em resposta à gestão de migração e emergências, e tem equipe de campo atuando em campo na Venezuela para ajuda às pessoas afetadas. Com doações financeiras, a Organização consegue prestar ajuda de forma mais rápida e efetiva para alcançar as necessidades das vítimas.
Na avaliação da diretora da FACISC e presidente da ACIB, Christiane Buerger, a rapidez da mobilização demonstra a força da integração entre as associações empresariais e a Federação na construção de soluções para demandas que surgem no dia a dia dos associados.
“Quando a empresa nos procurou, percebemos que aquela necessidade poderia ser compartilhada por muitas outras associações. Nosso papel foi buscar apoio na FACISC, que rapidamente encontrou um canal oficial junto à OIM. Essa agilidade deu segurança para que as empresas associadas pudessem contribuir sabendo que a ajuda chegaria a quem realmente precisava”, salienta Buerger.
Semanas após os terremotos, as cidades atingidas ainda seguem em processo para salvar vidas e apoiar pessoas feridas, além de familiares. “A solidariedade tem sido fundamental para amenizar os danos. Muitas famílias perderam suas casas e agora enfrentam necessidades urgentes de abrigo, água potável, saneamento, kits de higiene, proteção e assistência à saúde. As necessidades continuam crescendo. Nesse momento, o financiamento flexível é fundamental para que a OIM possa agir rapidamente”, disse a associada sênior de projetos da OIM em Santa Catarina, Carolina Becker.
Como participar
Empresas interessadas em contribuir com a resposta humanitária podem doar diretamente à OIM por meio da campanha oficial da Agência da ONU para as Migrações, em https://donors.iom.int/page/venezuela-earthquake.
Essa mobilização reforça a essência de Santa Catarina como um estado acolhedor, que gera oportunidades e acredita na força da solidariedade.












