FACISC inicia 2026 com reunião de diretoria em Treze Tílias e celebra marco de 50.359 empresas associadas

FACISC
FACISC inicia 2026 com reunião de diretoria em Treze Tílias e celebra marco de 50.359 empresas associadas

Associativismo

Comunicação FACISC

Autor Comunicação FACISC

Compartilhe

A primeira reunião de diretoria da FACISC em 2026 marcou a divulgação do novo número de associados ao Sistema: são: 50.359 empresas afiliadas em todo o estado. O encontro, que reuniu 47 diretores, entre eles, o presidente Elson Otto, a vice-presidente Rita Conti, o vice-presidente César Smielevski, e o ex-presidentes e membros do Conselho Superior da Federação, Antônio Rebelatto e Sérgio Rodrigues Alves, integrou uma programação especial em Treze Tílias, no Meio Oeste, nos dias 4 e 5 de fevereiro. 

O presidente da Federação, Elson Otto, explica que a escolha de Treze Tílias para sediar o encontro reforça o momento vivido pelo Sistema FACISC e que a marca de associados é reflexo de um empresariado cada vez mais unido, engajado e confiante na força do coletivo.

“Essa programação toda especial simboliza a celebração desse marco histórico do associativismo catarinense. Chegamos a 50.359 empresas  associadas, somos o maior sistema associativista de Santa Catarina, com 149 associações empresariais em 268 municípios, e contamos com associados nas 295 cidades do estado”, celebrou Otto.

O presidente destaca que o crescimento também se conecta diretamente à campanha institucional da Federação, que valoriza o associativismo como instrumento de desenvolvimento econômico, social e de representatividade.

“O avanço no número de associados demonstra a confiança dos empresários catarinenses no associativismo como caminho para fortalecer a representatividade e gerar impacto positivo nas regiões”, avalia o presidente Elson.

Voz Única – Durante a reunião, a diretoria construiu o planejamento estratégico de 2026, com alinhamentos sobre prioridades, programas e ações que vão nortear a atuação do Sistema ao longo do ano. Entre os temas tratados esteve o Programa Voz Única, que teve parte de sua agenda dedicada ao planejamento e ao alinhamento dos próximos passos, e a continuidade ao trabalho iniciado com o lançamento oficial realizado em setembro de 2025.

O encontro também reforçou o papel do Voz Única como ferramenta permanente de diálogo entre o setor produtivo e o poder público, com foco no acompanhamento, organização e priorização das demandas do empresariado catarinense, dentro da estratégia definida para o próximo ciclo.

Campanha Aqui Não

Outro destaque da reunião foi o alinhamento das próximas ações da Campanha Aqui Não, apresentada pelo vice-presidente César Smielevski. A iniciativa reforça o movimento construído pela FACISC em parceria com associações empresariais e empresas catarinenses para promover ambientes de trabalho mais seguros, éticos e respeitosos, com tolerância zero à violência contra a mulher.

“Temos que dar um basta e mostrar aqui, violência contra a mulher não tem vez, seja ela de qualquer natureza: física, psicológica, moral ou patrimonial”, destaca Smielevski.

A campanha é desenvolvida em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina e o Governo do Estado e tem como foco fortalecer uma cultura de integridade, por meio de comunicação clara, acessível e mobilização do setor empresarial. A proposta é engajar lideranças, colaboradores e comunidades na construção de uma postura institucional firme, alinhada aos valores do Sistema FACISC.

Dados de 2025 da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina revelam que foram registrados 36.866 casos de ameaças, 20.872 casos de lesão corporal, 696 casos de estupro e 85 feminicídios no estado. 

Acesse todas as fotos do evento aqui.