Compartilhe
Conselheiros e membros das câmaras técnicas do programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) de Braço do Norte se reuniram no último dia 15 de setembro no auditório da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale) para debater sobre os projetos que estão sendo elaborados pelos profissionais de diferentes setores do município.
As apresentações iniciaram pela Câmara de Desenvolvimento Urbano que elabora um estudo sobre a viabilidade de construção de uma sede administrativa para a cidade. A Câmara de Serviços Públicos falou sobre a implantação do sistema público de pregão eletrônico para processos licitatórios da prefeitura, e a câmara de Desenvolvimento Social abordou sobre a ampliação das câmeras de videomonitoramento (10 unidades) em pontos estratégicos de Braço do Norte.
Os projetos foram aprovados pelos conselheiros do DEL com destaque para a aquisição das câmeras de segurança que precisam de investimento estimado em 260 mil, segundo o major Marcos Aurélio Ramm, que apresentou a proposta. Em consenso, os participantes decidiram que esse projeto será incluído no Plano Plurianual 2014/2017 que está sendo reformulado.
Programa de desenvolvimento fortalece união entre entidades
Através do DEL, as entidades estão cada vez mais engajadas em prol do desenvolvimento de Braço do Norte. Até o momento, cerca de 10 projetos foram aprovados e encaminhados ao poder executivo para execução. A meta é desenvolver 58 projetos até 2036.
De acordo com o vice-presidente Regional Sul da Facisc Carlos Becker Fornazza, as reuniões do conselho e das câmaras técnicas são produtivas e mostram o fortalecimento entre os diversos setores do município. “Até o momento todos os projetos apresentados têm mostrado a capacidade e responsabilidade desses profissionais que se uniram para planejar o desenvolvimento e trazer mais qualidade de vida a população”, afirma.
O presidente da Acivale Roberto Michels, destaca que o DEL de Braço do Norte tem sido referência para outros municípios. “Estamos apresentando o programa para outras cidades que estão vendo os resultados em Braço do Norte. Além do desenvolvimento de projetos, o DEL tem mobilizado todas as categorias do município que estão engajadas nesse movimento”, enfatiza.