Elson Otto recebeu homenagem em nome de todas as federações que atuaram na recuperação do estado vizinho após a maior tragédia climática atravessada pelo RS
A atuação de associados de federações empresariais de todo o Brasil na recuperação do Rio Grande do Sul, durante e após a maior tragédia climática que o estado enfrentou, em 2024, foi objeto de uma homenagem. Durante o 21º Congresso da Federasul, em Gramado, o presidente anfitrião, Rodrigo Sousa Costa, entregou um troféu ao presidente da FACISC, Elson Otto, e ao representante da CACB, Ernesto Reck, para representar o agradecimento pela ajuda de voluntários de todo o país na reconstrução.
Costa destacou que a união de todos contribuiu para o enfrentamento dos desafios durante a maior enchente já atravessada pelos gaúchos. “A dor fez aflorar uma força que não sabíamos que tínhamos. Assim é o associativismo, que tem como regra o pertencimento, baseado em valores e princípios”, declarou o presidente da Federasul.
O troféu “Heróis Voluntários”, entregue ao presidente da FACISC, é uma réplica do monumento de 4 metros de altura e 3,5 toneladas instalado na Orla do Guaíba, em homenagem a todos que atuaram salvando vidas no RS. A iniciativa da escultura é da própria Federasul e da Associação Comercial de Porto Alegre (Acpa).
“Levarão anos para que o estado volte ao normal, mas a gratidão aos voluntários que auxiliaram naquele momento de dor é eterna no coração e na história do povo gaúcho”, avaliou Costa.
A estátua e o troféu retratam um barco com pessoas e animais sendo resgatados.












