Compartilhe
A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste – Acismo sediou, na noite de quinta-feira (24), a Plenária da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc. A reunião da Regional Extremo Oeste, que reuniu presidentes, diretores e secretários executivos das Associações Comerciais e Industriais da região, teve a presença do presidente da Facisc, Ernesto Rech, e prefeitos eleitos.
Comandado pelo anfitrião, o presidente da Acismo, Cesar Signor, o evento teve um breve bate-papo entre os participantes e, logo na sequência, a palestra “Carta de conjuntura econômica, cenários econômicos da Regional e Estado e desenvolvimento econômico local”, ministrada pelo economista da Facisc, Leonardo Alonso Rodrigues, e apresentação do planejamento da regional, dos presidentes das Associações e dos prefeitos eleitos na região.
Cesar falou que foi uma plenária proveitosa e aprovada pelos prefeitos, que, baseados na palestra, apontaram estarem preocupados com a administração pública. “Eles (os prefeitos) afirmaram que eventos nesses moldes devem ser repetidos como forma de aproximar ainda mais o poder público, ACIs e Federação”, resumiu Cesar.
A ideia é compartilhada pelo presidente Reck. “Este encontro reforça a importância da nossa bandeira de aproximação da classe política com a empresarial e a consciência dos novos prefeitos sobre a necessidade de mudança na gestão pública. A participação maciça dos prefeitos mostra que também estão preocupados com a gestão pública futura e desejam ouvir a classe empresarial, o que confirma que precisamos nos unir independente da gestão para buscar fazer mais com menos em prol do desenvolvimento sustentável das cidades”, declarou o presidente da FACISC, Ernesto João Reck.
O vice-presidente Extremo Oeste, Afonso Niehues, ressaltou que foi um ato histórico que fortalece a aproximação das classes empresarial e politica e estreita a possibilidade de ampliar ações conjuntas. “Foi uma proposta bem aceita pelos prefeitos e que deve ser levada como molde para as próximas reuniões e ações de ACIs e Facisc. Assim, unimos forças superar fases ruins e construir caminhos sólidos”, disse.
O prefeito eleito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, compartilha da ideia. “Foi uma boa iniciativa da Facisc. É importante unir forças para atravessar momentos de dificuldades. Juntos empresários e setor público podem amenizar os efeitos da crise às pessoas”, reforçou.
Para o prefeito eleito de Santa Helena, Luiz Gluitz, foi o ponta pé inicial de uma nova fase. “Essas trocas de informações nos permitem, de forma segura e eficaz, planejar as ações da administração e aproximar o poder público e o setor privado”, disse ele.