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A Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin, realizou, na noite de sexta-feira passada, 25 de novembro, uma palestra gratuita e aberta à participação da comunidade, especialmente ao comércio e aos profissionais de vendas.
O tema da capacitação foi: Melhore sua comunicação e venda mais neste Natal.
A preleção foi ministrada pela professora Sebilda Casanova, do curso de oratória, do Serviço Social do Comércio – SENAC.
Sebilda destacou a importância da busca por conhecimento, em um momento quando a concorrência é grande e acirrada, e o atendimento, o conhecimento, a criatividade, a inovação e a postura do profissional fazem a diferença.
Ela citou que alguns fatores são decisivos para que o profissional venda bem, e que 58% da atenção do cliente se volta, primeiro, para a expressão corporal do vendedor, 14% para a expressão facial e 28% para a mensagem transmitida pelo vendedor.
A palestrante enfatizou que só pode vender bem aquele que tem o poder da comunicação e da persuasão, e está preocupado com os fatores citados acima. “O profissional de vendas é aquele que conhece o produto, sabe vender e vende”, afirmou.
Na palestra, a professora falou sobre os fatores que influenciam a venda; como motivar o cliente através da comunicação; a necessidade do profissional de vendas ter comportamento adequado, ética, qualificação, comprometimento e bom atendimento; o que o comportamento do profissional traz de consequências; postura e gestos do vendedor; a necessidade de escolher boas palavras, da boa aparência, de estar bem vestido, de ter discrição, seriedade e simplicidade; como encantar o cliente; fatores que causam irritação ao cliente; atitudes inadequadas do vendedor (palavras negativas, falar gírias, tratamento íntimo, falar errado o nome do cliente, querer se livrar da “batata quente”, falar mal da empresa para o cliente); o que o cliente quer quando vai comprar (atenção, gentileza, competência, soluções rápidas, agilidade no atendimento, compromisso, precisão e sinceridade); entre vários outros aspectos e posturas citados na palestra.
Por fim, ela destacou a preponderância da precisão, do treinamento, trabalho em equipe, da criatividade, da qualidade e da inovação, como fatores que tornam possível encantar o cliente, “entregar” excelência e conquistar pela emoção. “Com estes fatores todos, mesmo o cliente mais exigente dirá ‘sim’ ao vendedor e à empresa”, concluiu Sebilda Casanova.