Compartilhe
Pneus, lixo eletrônico, lâmpadas, pilhas e baterias terão descarte correto e sustentável
Na sexta-feira, 13 de novembro, o Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), promoveu a terceira edição do “Dia D EcoPonto”. O evento foi realizado no estacionamento coberto do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB) e, durante todo o dia, recolheu pneus, lixo eletrônico, lâmpadas, pilhas e baterias.
“Estamos felizes com o resultado. Muitas pessoas e empresas trouxeram materiais e ficamos alegres por esta atitude. Além do descarte correto, nosso objetivo é conscientizar a população sobre a importância do planejamento sustentável”, explica o coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr, Cleiton Grespky.
Segundo ele, todo o material recolhido vai para o “EcoPonto”, que funciona em parceria com a empresa Cidade Limpa. De lá, já existem convênios firmados com outras empresas de reciclagem, em Brusque e na região, responsáveis pelo descarte correto deste tipo de lixo.
Além do coordenador do Núcleo e dos profissionais da ACIBr, a terceira edição do “Dia D EcoPonto” contou com a presença de estudantes do Sesi Escola. Acompanhados pelo professor de educação tecnológica, Thiago Bortoluzzi, os adolescentes puderam avaliar os produtos recebidos e já refletir sobre soluções criativas para reaproveitar o lixo eletrônico, pneus, pilhas e baterias.
“Em dezembro nós vamos participar de uma feiria de robótica em Curitiba e o tema é exatamente o que vimos aqui: como trabalhar com diferentes tipos de lixo. Então esta experiência foi válida e aumentou nosso conhecimento”, salienta o professor que, com seus alunos, trabalha na criação de um aplicativo para celular capaz de informar as pessoas sobre o tempo de uso e a forma correta de descarte do aparelho.
Quem aproveitou a oportunidade para a entrega do lixo eletrônico foi o colaborador da empresa Eletro Rádio Mark, João Hélio Gonçalvez. Em três caixas de papelão, ele deixou resquícios do que um dia já foi DVD, placas de vídeo e demais componentes. “Tem um senhor que coleta estes produtos e depois vende o cobre e o alumínio. Tem também quem recolha os plásticos. Mas nós preferimos retirar as placas dos produtos e garantir o descarte correto. É uma questão de consciência e educação”, ensina.
Quem perdeu a oportunidade do “Dia D” pode ainda deixar este tipo de lixo no “EcoPonto”, que funciona nas dependências da empresa Cidade Limpa. Para mais informações basta contatar o Núcleo de Gestão Ambiental, através do telefone da ACIBr: (47) 3351-1339.
Saiba Mais
O EcoPonto foi inaugurado pelo Núcleo de Gestão Ambiental no segundo semestre de 2014, e funciona anexo à empresa Cidade Limpa, no bairro Souza Cruz. O local recebe materiais como pilhas, baterias, lâmpadas, eletrônicos e pneus. Quando descartados na natureza ou misturados ao lixo comum, estes materiais liberam substâncias tóxicas que contaminam o solo e a água. O EcoPonto apenas recebe estes itens, porém não oferece serviços de coleta ou de tratamento destes materiais. Após acumular certa quantia, cada tipo de material é destinado a uma empresa responsável pelo beneficiamento e reciclagem. Por isso, para deixar os resíduos no ponto de coleta é preciso pagar um pequeno valor, como no caso das lâmpadas. Os demais itens, eletrônicos, pilhas, baterias e pneus, não há cobrança de taxa.
Crédito das fotos: Guédria Motta