Compartilhe
Entre as demandas levantas pela Câmara Técnica do Turismo, criadas a partir do Programa de Desenvolvimento Econômico em Iporã do Oeste, estava inserir o município na rota do turismo do Extremo Oeste de Santa Catarina.
Para alcançar o objetivo, foram mobilizadas as empresas do setor para fazerem o cadastramento no Cadastur, um requisito necessário para que o município estivesse habilitado a participar do programa.
Depois do envio da documentação necessária, no dia 12 de maio foi emitida a notificação que confirma o município de Iporã do Oeste oficialmente na rota Caminhos da Fronteira, que também integra os municípios de: Anchieta, Descanso, Dionisio Cerqueira, Guaraciaba, Iporã do Oeste, Itapiranga, Palma Sola, São João do Oeste e São Miguel do Oeste. “Dessa forma, passamos a compor a 10ª Instância de Governança Caminhos da Fronteira, e integramos o Mapa do Turismo de Santa Catarina, o qual foi encaminhado ao Ministério do Turismo na noite de 02 de maio de 2016”, explica presidente da ACIIO, Alexandre Ruscheinsky.
Entre as ações que estão sendo pensadas pelos integrantes da Câmara a partir da inclusão estão: a revitalização urbana, a criação de uma marca e a identidade visual do município, capacitações nos segmentos de lazer, gastronomia e hospedagem.
Na avaliação do presidente da ACIIO e da coordenadora da Câmara Técnica do Turismo, Simone Klunk, a partir de agora será possível pensar e desenvolver o turismo no município. Uma vez que este segmento tem grande potencial econômico, e visualizam-se possibilidades de se desenvolver trabalhos diversificados como turismo ecológico, rural e cultural.