Compartilhe
“Um risco que o empresário não pode correr é o da despesa certa diante do ganho incerto. Investir em um plano de negócios e aproveitar oportunidades que surgem nos momentos de crise é o melhor caminho”. A afirmação é do consultor financeiro e escritor Gustavo Cerbasi ao falar no 10º Encontro Regional dos Jovens Empreendedores durante a palestra “Escolhas inteligentes para o seu bolso e sua vida”.
Falando para um público de cerca de 500 pessoas, no dia 18, o especialista ressaltou a importância do planejamento financeiro como um fator determinante de sucesso tanto no aspecto pessoal como profissional. “Em momentos de crise é preciso ajustar o orçamento, saber o que é possível cortar do que for possível para preservar o essencial quando a situação é mais difícil é uma questão de sobrevivência”, lembrou ao relacionar várias sugestões que podem ser praticadas no dia a dia.
Apontado como uma das personalidades mais influentes do País pela revista Época, em 2009, e ganhando notoriedade ao publicar títulos como “Dinheiro: os segredos de quem tem” e “Casais inteligentes enriquecem juntos”, best-seller que já vendeu mais de 1 milhão de cópias e inspirou o filme “Até que a sorte nos separe”, ao avaliar o comportamento dos jovens com Gustavo Cerbasi disse que um dos maiores equívocos nesta fase da vida é a ansiedade.
“Um dos problemas que nós temos é o de assumirmos um estilo de vida com expectativa de que seja o mais permanente possível”. Para ele, especialmente nos jovens há uma ansiedade de conquistas que nem sempre são prioritárias: “Assim que começa a trabalhar e a ter o seu dinheiro, o jovem pensa em adquirir, por exemplo, um carro. Não se dá conta que é uma dívida para a vida inteira, pois paga o primeiro, em pouco tempo troca por um mais moderno e não acaba nunca com esta dívida. Quando casa, quer o seu imóvel, compra, logo reforma, enfim, sempre está aplicando boa parte dos seus recursos, e esquece de dar valor a outras coisas que também vão proporcionar qualidade de vida, como o cuidado com o bem-estar, o lazer e a saúde. É possível ter o carro, a casa, outros bens, mas não se pode ignorar que um planejamento ajuda no futuro a não sacrificar todos os recursos com um ou outro objetivo que em determinado momento pode estar muito além das suas possibilidades. A falta de planejamento na gestão dos recursos e de previsibilidade diante de dificuldades que a economia traz diariamente, é a principal causa dos desajustes de orçamento”, completa.