Compartilhe
Braço técnico da Facisc, a Fundação Empreender realizou no mês de agosto uma missão para o Paraguai. Liderados pelo vice-presidente e coordenador da missão, Dieter Claus Pfuetzenreiter, pelo presidente da Fundação Empreender, Ciro José Cerutti e acompanhados do Cônsul Honorário do Paraguai, Valter Ros, o grupo de empresários catarinenses teve a oportunidade de conhecer o mercado Paraguaio e experimentar uma nova perspectiva socioeconômica, bem como logísticas para a ampliação e perenidade no mercado.
O grupo foi recepcionado pelo Ministério das Indústrias e Comércio e teve a oportunidade de conhecer o programa RediEX – Red de inversiones y exportaciones do Paraguay, uma parceria público-privada no âmbito do Ministério da indústria e do Comércio, criada para promover as exportações, atrair investimentos e negócios pela rede com todos os atores-chave do governo entres estes, empregadores, universidades e organizações da sociedade civil – do Paraguai, em Assunção. Além do Ministério, a missão também foi recepcionada na Embaixada do Brasil em Assunção. No local, o grupo pode entender a forma de atuação, estratégias, estrutura do parque industrial e metas do governo paraguaio para o desenvolvimento industrial comercial do país.
O Governador do Alto Paraná, Lucho Zacarías recebeu a comitiva e mostrou a concentração de esforços que o Estado tem feito junto ao Governo do Paraguai para atrair investidores de fora do país dando ênfase à qualidade do parque fabril que a região oferece. O governador também detalhou sobre as vantagens e benefícios fornecidos pelo departamento, em termos de recursos naturais, infraestrutura e serviços que explorarem as oportunidades de negócios na região. “A missão empresarial para o Paraguai organizada pela Fundação Empreender permitiu termos acesso direto a instituições governamentais, empresas e prestadores se serviços gerando assim informações e senso crítico ao serem compartilhadas com o grupo.”, relatou Marco Aurélio Gonçalves, diretor administrativo financeiro da Docol Metais Sanitários.
O grupo também visitou a cidade de Hernandarias e Ciudad del Este para conhecer os parques industriais, a Zona Franca Global e a empresa japonesa Fujikura para vivenciar a troca de experiências empresarial in loco nas empresas que hoje desfrutam dos benefícios oferecidos pelo governo paraguaio.