FACISC promove encontro regional para debater situação dos hospitais do Meio-Oeste

Meio Oeste
FACISC promove encontro regional para debater situação dos hospitais do Meio-Oeste

Associativismo

Comunicação FACISC

Autor Comunicação FACISC

Compartilhe

Reunião Plenária Regional aconteceu nesta terça-feira (8) e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), por meio da sua Regional Meio-Oeste, realizou nesta terça-feira, 8 de julho, em Campos Novos, Reunião Plenária Regional com foco nos desafios enfrentados pelos hospitais da região. O evento contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, e reuniu cerca de 60 lideranças empresariais, autoridades locais e representantes do setor da saúde.

As demandas foram elencadas pelas associações locais por meio do programa Voz Única.

“O diálogo com o governo é fundamental para transformar as reivindicações da sociedade em ações concretas. Nossa missão é representar com seriedade o setor produtivo e a comunidade, cobrando soluções reais para desafios que afetam diretamente a vida da população”, destacou o presidente da FACISC, Elson Otto.

Demarchi apresentou dados da gestão e respondeu as questões apresentadas no encontro. A FACISC apresentou um ofício que reuniu as principais demandas estruturais e assistenciais dos hospitais do Meio-Oeste catarinense, que reforça a necessidade urgente de investimentos em infraestrutura, ampliação de serviços e modernização dos equipamentos hospitalares. Entre os hospitais que tiveram suas demandas destacadas estão:

Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio (Campos Novos): referência regional em cirurgias eletivas pelo SUS, necessita recursos para ampliar os setores de emergência e bloco cirúrgico.

Hospital Hélio Anjos Ortiz (Curitibanos): solicita apoio para construção de nova UTI adulto, com 12 novos leitos. O projeto, de R$ 6,5 milhões, já está aprovado e pronto para execução.

Hospital Universitário Santa Terezinha – HUST (Joaçaba): requer investimentos para concluir a ala de Oncologia Clínica, implantação definitiva da UTI Neonatal e Pediátrica, aquisição de novos equipamentos e futura ampliação física.

Hospital Salvatoriano Divino Salvador (Videira): enfrenta crescimento expressivo nos atendimentos do SUS e solicita apoio para ampliação da estrutura e reforço das equipes médicas.

A FACISC defende que o fortalecimento da rede hospitalar regional exige articulação entre o poder público, o setor produtivo e a sociedade civil. O encontro foi uma oportunidade para apresentar os dados técnicos e mobilizar apoio para soluções estruturantes.

“Queremos sensibilizar o governo estadual sobre a realidade dos hospitais da região e contribuir com propostas para garantir qualidade e dignidade no atendimento à saúde da população do Meio-Oeste”, destacou  o vice-presidente Regional Eliandro Pazin. Confira aqui as fotos da Plenária e também do Conexão FACISC: https://flic.kr/s/aHBqjCkMDd

Próximas plenárias – Temas ligados ao desenvolvimento regional serão debatidos nas 11 próximas reuniões plenárias da FACISC. Confira as datas e os temas:

9 de julho – Regional Serra

Onde: Lages

Tema: Turismo

10 de julho – Regional Extremos Sul

Onde: Cocal do Sul

Tema: Habitação

14 de julho – Regional Sul

Onde: Rio Fortuna

Tema: Agronegócio

17 de Julho – Regional Grande Florianópolis

Onde: Florianópolis

Tema: Habitação

21 de julho – Regional Alto Vale

Onde: Ituporanga

Tema: Apresentação da AMAVI e a BR-470

22 de julho – Regional Vale

Onde: Pomerode

Tema: BR-470

23 de julho – Regional Norte

Onde: Schroeder

Tema: Habitação

24 de julho: Regional Planalto Norte

Onde: Mafra

Tema: Agronegócio

29 de julho – Regional Oeste

Onde: Xaxim

Tema: palestra do secretário SICOS, Silvio Dreveck

30 de julho – Regional Extremo Oeste

Onde: São Miguel do Oeste

Tema: Habitação

31 de julho – Regional Noroeste

Onde: São Lourenço do Oeste

Tema: Habitação