Compartilhe
O prefeito de Videira (SC), Dorival Borgas, confirmou na manhã desta terça-feira (28/3) a aplicação do programa Desenvolvimento Econômico Local – DEL, metodologia orientada pela Facisc, para o diretor Financeiro, Doreni Camaroni, o vice-presidente das Soluções Empresariais, Marcelo Noronha e o vice-presidente de Marketing, Gabriel Martins.
Também participaram da reunião, diretores e conselheiros da Associação Empresarial de Videira, a diretora Executiva Sirlei Ruzza e a consultora Regional Meio Oeste, Eliane Lopes. Além de representantes dos municípios de Fraiburgo, Salto Veloso e Arroio Trinta.
À tarde será a vez da ACI de Campos Novos receber orientações dos representantes da Facisc sobre esse importante modelo de gestão que desenvolve a região com a união de parceiros públicos, setor empresarial e sociedade em geral.
O DEL consiste no envolvimento representativo da comunidade. Entidades públicas e privadas, clubes de serviços, associações de classe, educação e meio ambiente, movimentos organizados, associações comerciais e poder público devem estar representados. E então, cria-se um Conselho com essa representatividade. O modelo surgiu na Alemanha, onde existem conselhos de desenvolvimento que pensam o município à longo prazo. A Facisc adaptou o projeto para ser implantado nos municípios de Santa Catarina e atualmente já funciona em 17 cidades. O que caracteriza o processo do DEL é o protagonismo dos atores locais, na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômicas e na sua implementação.