Compartilhe
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e o Sebrae/SC são parceiros de longa data em várias atividades, principalmente pelo Programa Empreender, que liga as entidades para viabilizar capacitação, por meio de consultorias, ao empresariado catarinense nas Associações Empresariais (ACIs).
A formalização do Termo de Adesão entre Facisc e Sebrae, além de outras entidades públicas e privadas como a Badesc, BRDE, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, será realizada durante a Assembleia dos Presidentes de ACIs, promovida pela Facisc, na Expogestão, no dia 10 de maio.
De acordo com o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Sérgio Fernandes Cardoso, a Facisc é o grande parceiro do Sebrae de Santa Catarina, pela forte e efetiva atuação na mobilização de empresários vinculados às Associações Empresariais por meio de núcleos estruturados. “Precisamos somar forças e não só atuarmos de forma independente. É o momento de integrar diversos segmentos que trabalham em prol do empresariado catarinense na Rede Colaborativa promovida pela Facisc”, destaca Cardoso.
A Rede Colaborativa da Facisc tem o foco no desenvolvimento sustentável de empresas catarinenses por meio de parcerias com instituições públicas e privadas que atendam aos anseios da classe empresarial e ofereçam soluções para a gestão institucional e financeira em todo o Estado de Santa Catarina. Nesta semana, a Facisc convidou o Badesc, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS/SC) para aderirem ao projeto.
“Essas são as primeiras dentre várias entidades estratégicas que convidaremos a participar da adesão à Rede a fim de gerar mais oportunidades aos talentosos empresários de micro, pequenas e médias empresas e que precisam ainda de preparação e capacitação para evoluírem em seus negócios”, afirmaram o presidente em exercício da Facisc, André Armin Odebrecht, o coordenador de Projetos, Osmar Vicentin, e a consultora regional, Carina Casanova.
Al Invest
O Al-Invest 5.0 é um programa de financiamento em parceria da União Europeia com a América Latina que tem por objetivo a redução da pobreza na região e melhoria na produção de micro, pequenas e médias empresas. A Facisc foi uma das entidades selecionadas da América Latina para desenvolver projetos de sustentabilidade econômica.
Na prática, a Federação vai desenvolver metodologias para empresas e organizações empresariais, capacitações, criação de redes colaborativas com o fortalecimento dos núcleos do Programa Empreender, que reúne atualmente cerca de 7.209 mil empresas em 502 núcleos, uma plataforma web para conectar as empresas que atuam no Sistema Facisc, capacitações para participação em licitações, para gestão empresarial, realização de rodada de negócios, feiras, missões internacionais, e aumento da capacidade de acesso a financiamentos.
O empoderamento da mulher também será trabalhado através de ações que fortaleçam o Conselho Estadual da Mulher Empresária e os núcleos de mulher, que reúnem cerca de 1 mil mulheres empresárias só em Santa Catarina. Entre essas ações, serão realizados treinamentos voltados para formação de lideranças empresariais e políticas. No Programa Empreender, num universo de 6 mil empresários, 42% são mulheres.
A Uniao Europeia apoia o fortalecimento do tecido institucional da Facisc e das outras demais 26 instituições para promover o desenvolvimento, melhorar a economia, gerar emprego e fazer com que o cidadão possa ter o seu próprio sustento na América Latina. A Confederação das Federações de Associações Empresariais do Brasil (CACB) faz parte do consórcio executor do AL-Invest 5.0, que é formado por 11 organizações internacionais e coordenado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz da Bolívia (CAINCO).