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Lições foram apresentadas pelo diretor-executivo da consultoria IXL Center, Hitendra Patel, na Expogestão, que acontece em Joinville
Sete fatores são fundamentais para que a inovação estimule o alto crescimento das empresas. As lições foram apresentadas por Hitendra Patel, diretor-executivo da consultoria IXL Center, na Expogestão, que começou terça-feira, dia 9, e vai até amanhã (11), na Expoville, em Joinville (SC).
O presidente precisa querer e saber comunicar à empresa a necessidade de crescimento. “São necessárias metas ousadas”, destaca Hitendra Patel. Ele exemplifica mostrando que a chegada do homem à Lua foi resultado desta visão.
No começo dos anos 60, os Estados Unidos estavam perdendo a corrida espacial para a União Soviética, que colocara o primeiro satélite na órbita da Terra e levou o primeiro homem e mulher ao espaço. O presidente dos EUA naquela época, John FitzGerald Kennedy, indicou, em 1962, que o país precisaria colocar o homem na Lua no prazo de uma década. Em 1969, o astronauta Neil Armstrong concretizou a iniciativa.
Outro fator importante é a necessidade de ideias diferentes para crescer. Elas precisam ser próximas do “core business” da empresa. E Patel destaca que elas têm de ter uma sensação de ser grande e de ser a base de aceleração de crescimento.
As equipes têm muita importância no processo inovativo. Segundo Patel, o ideal é que elas tenham entre quatro e cinco pessoas. “Assim aparecem os melhores resultados.” Os indivíduos precisam, pelo menos, ter 50% do tempo dedicado a elas. O perfil ideal é o multidisciplinar.
A empresa também tem de entender que a inovação se trata de um processo de aprendizagem. Ele lembra que algumas das melhores lições que estimulam o crescimento são obtidas com o fracasso. “A jornada de inovação não é uma receita de bolo.”
Outro ponto que a empresa precisa entender é que o processo de aprendizagem leva tempo. A ajuda externa é fundamental. “As equipes que buscaram apoio fora do próprio negócio, que estavam dispostas a correr mais riscos chegaram a alcançar os melhores resultados no prazo mais curto.”
Os projetos de inovação que mais contribuem para o crescimento das empresas são aqueles que estão focados no cliente. “É preciso gastar energia para conversar com o mercado, para falar com o cliente.”
Boas iniciativas precisam passar por um processo de supervisão. “O que é mensurado, é realizado”, destaca o líder. Um dos caminhos que pode facilitar a viabilização das ideias é a realização de reuniões regulares. Assim, segundo ele, a inovação acaba acontecendo.
Crédito das fotos: André Kopsch