Compartilhe
Lideranças em práticas sustentáveis, protagonistas no ambiente empresarial, consultores, gestores e outros profissionais ligados à temática da sustentabilidade reuniram-se nesta terça-feira (29/11), na sede do CRC, em Florianópolis na segunda edição do Programa Agenda Sustentável SC.
O evento é realizado pela FACISC, que tem a sustentabilidade como uma de suas diretrizes estratégicas, em parceria com as empresas PROJETA Planejamento e Marketing e Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade, que trouxeram para o debate iniciativas e experiências sobre a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia.
Empoderamento de mulheres nos negócios, cases de empresas responsáveis e Pacto Global pela sustentabilidade nas empresas foram alguns dos temas da programação da Agenda Sustentável em Florianópolis. “Queremos aproveitar essa oportunidade que temos aqui para fazer com que a temática da sustentabilidade esteja cada vez mais inserida na agenda das pessoas”, declarou a assessora de responsabilidade social da Facisc, Adelita Adiers.
Entre os palestrantes, Adriana Carvalho, representante da ONU Mulheres, falou sobre o empoderamento de Mulheres e a relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A especialista mostrou aos participantes os projetos desenvolvidos pela Organização para promover o empoderamento feminino em diferentes aspectos, como por exemplo, na política, no ambiente de trabalho, no enfrentamento à violência, na igualdade social e outros.
Outro destaque da programação, Luiz Fernando Campos, representante da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, falou sobre a mobilização empresarial para o desenvolvimento sustentável. “Em algum momento vamos entender que os setores de mercado e marketing devem caminhar para uma mesma convergência, a da sustentabilidade. Pois o planeta dará sinais de que é necessário que as empresas e negócios se adequem para proteger o planeta. Além disso, há uma infinidade de negócios que podem ser explorados dentro da agenda 20-30. Mas mais do que sensibilizar queremos o engajamento e a participação coletiva, um grande compromisso público”, destacou o palestrante.
No evento foram apresentadas também algumas práticas sustentáveis para o dia a dia, como por exemplo, as experiências de Tadeu Pedro Vieira, coordenador estadual do Programa de Voluntariado da classe contábil, do CRC, e Diego Demétrio, do SEBRAE. Fernanda Justus, representante do Movimento Nós Podemos SC, também apresentou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Santa Catarina.
Ao final os participantes puderam conhecer os cases do BRDE, sobre “O processo continental de desenvolvimento sustentável e as alternativas energéticas inovadoras e o Instituto Ideal de Energias Renováveis, e também o case Empresa Responsável da ENGIE, sobre o investimento social privado que está no DNA da ENGIE. A especialista Luciane Pinheiro Pedro apresentou o projeto Centros de Cultura e Sustentabilidade.
O BRDE apresentou suas iniciativas na área de sustentabilidade, com destaque para os programas BRDE PCS – Produção & Consumo Sustentáveis e seus eixos de atuação, e também o BRDE Energia, programa criado para incentivar e fomentar novos projetos de geração de energias renováveis e eficiência energética. Em Florianópolis, a apresentação ficou a cargo do analista de projetos Richard Cunha Schmidt.
Entre os destaques da apresentação estão os investimentos financiados pelo BRDE em energia, especialmente eólica e pequenas Centrais Hidrelétricas, que superaram R$ 1,3 bilhão entre 2010 e 2015.
Veja mais fotos AQUI