Compartilhe
O Núcleo do Jovem Empreendedor, ligado à Associação Empresarial de Maravilha, promoveu nesta terça-feira (29) o segundo Café Empreendedor do ano. O encontro ocorreu no Auto Posto Diamante II e contou com a participação do Empresário do Ano 2016 e destaque na categoria Comércio, Marcus Vinicius Ferreira D’Agostini.
D’Agostini contou um pouco da sua trajetória, lembrando que veio para Maravilha em 1986. Na época trabalhava como farmacêutico bioquímico, sendo que somente em 1992 iniciou sua vida empreendedora, adquirindo metade de uma farmácia. Conforme ele, foram o incentivo de outros empresários e alguns cursos que o motivaram a abrir outras farmácias.
D’Agostini destacou que em 2001 possuía somente uma farmácia, e que com o incentivo de outros empresários e alguns cursos foi motivado a abrir outras empresas, sendo que naquele ano planejou abrir, até 2010, dez farmácias, fato que conseguiu cumprir. Atualmente o empresário possuí 20 farmácias e cerca de 130 colaboradores.
Para o empresário a maior dificuldade é ligada ao setor de recursos humanos, quando da contratação de mão de obra qualificada. Desta forma, ele destaca que este é um setor que recebe bastante atenção, uma vez que o investimento é grande pela importância da qualificação. Quanto ao diferencial, D’Agostini acredita que provém da constante adequação e atualização referente a contribuição de impostos.
O empresário comentou da importância dos serviços oferecidos pela Associação Empresarial, principalmente para uma empresa que está iniciando as atividades. “No começo eu não utilizava tanto os serviços, mas aos poucos percebi a importância de uma consulta e liberação de uma venda no crediário. Hoje sei que é muito importante termos estes cuidados, se soubesse antes teria usado desde o início”, pontua.
Conforme D’Agostini, as suas empresas utilizam uma política para fidelizar o cliente, sendo 50% preço e 50% qualidade no atendimento. “De nada adianta ter um se não tiver o outro”, frisa. Sobre o futuro, o empresário ressalta que já está planejando ações para o e-commerce, pois acredita que este tipo de comercialização ganhará cada vez mais espaço.
Durante a explanação os nucleados puderam tirar dúvidas e questionar o empresário sobre suas ações que o levam ao sucesso. Ao final o Núcleo do Jovem Empreendedor presentou D’Agostini com o mimo pela sua disponibilidade e agradeceu sua participação.