Durante encontro na FIESC, ACIC entrega ofícios em defesa do desenvolvimento regional

Meio Oeste
Durante encontro na FIESC, ACIC entrega ofícios em defesa do desenvolvimento regional

Associativismo

ACIC CACADOR

Autor ACIC CACADOR

Compartilhe

Lideranças industriais, empresariais e políticas da região Centro-Norte de Santa Catarina participaram de um encontro na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), nesta quarta-feira, 23 de setembro, em Florianópolis. A reunião proporcionou a apresentação das principais ações desenvolvidas pela entidade em defesa da indústria catarinense e permitiu o alinhamento de demandas consideradas prioritárias para a região.

O presidente da FIESC, Gilberto Seleme, apresentou o trabalho realizado pela Federação em áreas estratégicas para o setor produtivo, como assuntos legislativos, relações trabalhistas, questões tributárias, infraestrutura, educação, saúde e segurança no trabalho. Segundo ele, o diálogo permanente com as lideranças regionais fortalece o associativismo e contribui para a construção de soluções para os desafios enfrentados pela indústria catarinense.

Durante o encontro, o vice-presidente regional da FIESC para o Centro-Norte, Leonir Antonio Tesser, destacou a importância do Tratado para Excelência da Indústria Madeireira (TEM), iniciativa que reúne entidades, sindicatos e empresas na busca por avanços em áreas como qualificação profissional e modernização tecnológica.

Presente na comitiva, o presidente da Associação Empresarial de Caçador (ACIC), Leandro Bello, aproveitou a oportunidade para realizar a entrega de dois ofícios voltados ao fortalecimento da infraestrutura energética regional. Os documentos foram encaminhados ao presidente da FIESC, Gilberto Seleme, e ao presidente da CELESC, Edson Moritz Martins da Silva, solicitando apoio para a nomeação de dois técnicos em regime de tempo integral para a Unidade da CELESC de Caçador.

A solicitação foi construída em conjunto pela ACIC, pela FIESC Regional Centro-Norte e pelo Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador e Região (SIMCA). Empresários e usuários do sistema elétrico regional têm relatado demora na análise e aprovação de projetos, além da realização de vistorias em subestações, processos que atualmente podem levar de três a quatro meses em razão da insuficiência de profissionais na unidade local.

De acordo com as entidades, essa morosidade impacta diretamente novos investimentos, ampliações industriais e empreendimentos comerciais, gerando reflexos na competitividade regional e na geração de empregos. Os ofícios destacam ainda a relevância estratégica de Caçador, um dos maiores consumidores de energia das regiões Meio-Oeste e Oeste do Estado, reforçando a necessidade de adequação da estrutura técnica da CELESC à demanda existente.

Além de representantes da ACIC, participaram do encontro lideranças do Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador e Região (SIMCA), do Sindicato das Indústrias de Celulose e Papel de Santa Catarina (Sinpesc), do Sindicato dos Produtores Rurais de Caçador, de indústrias da região, da UNIARP e da Prefeitura de Caçador.

Leandro Bello destacou que a participação no encontro e a formalização das demandas junto às lideranças estaduais reforçam o compromisso da ACIC com a defesa dos interesses do setor produtivo e com a busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento econômico de Caçador e de toda a região.