Compartilhe
Com o objetivo de despertar nos cidadãos e empresários a conscientização sobre a real importância de uma cidade ecologicamente correta e sustentável, o Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) realizou em 2016 mais três edições do Dia D EcoPonto, nos meses de maio, agosto e na última sexta-feira, 11 de novembro.
Os eventos, realizados sempre no estacionamento do Centro Empresarial de Brusque (CESCB), contaram com a contribuição de diversas empresas e da comunidade da região que realizaram o descarte correto dos materiais. “Estamos muito felizes, pois todas as edições do Dia D em 2016 superaram as nossas expectativas. A cada edição percebemos o aumento no volume de resíduos e isso significa que temos mais pessoas conscientes aderindo ao projeto. E isso é extremamente positivo. Para 2017 esse projeto terá continuidade, pois é algo já consolidado, até como um projeto da própria ACIBr. E as nossas expectativas são que o Dia D cresça e se fortaleça ainda mais no próximo ano, bem como criar a conscientização de que o planejamento sustentável não é só importante, mas é necessário”, comenta o coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr,Valter Floriani.
Educação ambiental
Além de integrantes do Núcleo, as edições do Dia D contaram com a participação de alunos do SESC de Brusque, integrantes do projeto Habilidades de Estudo, do contraturno escolar.
De acordo com a técnica de Educação Complementar, Grecie Rech Werner, é por meio de parcerias e ações simples que cada pessoa pode criar hábitos de consciência ambiental, como o trabalho desenvolvido pelo SESC Brusque. “Por acreditar na importância de sermos protagonistas na conscientização da população, o SESC é parceiro desse projeto. Com as crianças desenvolvemos atividades no contraturno escolar sobre Educação Ambiental, desde o reaproveitamento de materiais recicláveis, para se tornarem didáticos, até a horta orgânica. E com essa conscientização sabemos que elas disseminam esse conhecimento para todos os familiares e amigos”, explica.
Entre os alunos que participaram em 2016 da ação esteve a aluna Júlia Santos Pestile, de 9 anos, que demonstrou já saber a importância sobre a reciclagem e os cuidados com o meio ambiente. “Nós estamos ajudando a natureza com ações assim e se deixarmos esses materiais se acumularem, eles vão prejudicá-la. Em casa sempre procuro reciclar os materiais e até usamos pilhas recarregáveis, para não desperdiçarmos as descartáveis”, declara a estudante.
Saiba Mais
O EcoPonto foi inaugurado pelo Núcleo de Gestão Ambiental no segundo semestre de 2014, e funciona anexo à empresa Cidade Limpa, no bairro Souza Cruz. O local recebe materiais como pilhas, baterias, lâmpadas, eletrônicos e pneus. Quando descartados na natureza ou misturados ao lixo comum, estes materiais liberam substâncias tóxicas que contaminam o solo e a água. O EcoPonto apenas recebe estes itens, porém não oferece serviços de coleta ou de tratamento destes materiais. Após acumular certa quantia, cada tipo de material é destinado a uma empresa parceria do projeto, responsável pelo beneficiamento e reciclagem.
Números de 2015 do Dia D EcoPonto:
– Lâmpadas: 2.927
– Pilhas e Baterias: 304,46 kg
– Eletrônicos: 2.358 kg
– Pneus: 34
Números de 2016 do Dia D EcoPonto (incluindo até a 5ª edição no mês de agosto):
– Lâmpadas: 996
– Pilhas e Baterias: 219 kg e 530g
– Eletrônicos: 1413 kg e 740g
– Pneus: 37 pneus
*************************
Foto: ecoponto
Crédito: Taiana Eberle
Legenda: O Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr realizou em 2016 mais três edições do Dia D EcoPonto, nos meses de maio, agosto e novembro que superaram as expectativas dos envolvidos com o projeto
Foto: DiaD
Crédito: Guédria Motta