Compartilhe
Cerca de 130 pessoas prestigiaram na noite desta segunda-feira (23), a apresentação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL e indicações para formação do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Município. O evento foi realizado no campus são-carlense do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC.
Antes da apresentação uma mesa honra foi formada por autoridades, Prefeito de São Carlos Sr. Cleomar Weber Kuhn, Promotora da Comarca de São Carlos Sra. Silvada do Prado Browers, Presidente do Legislativo Sr. Ronei Chaves, Vice-presidente Regional Oeste da Facisc Sra. Joice Ternus Wathier e Presidente da ACISC Sr. Januar Luiz Kroth. O Prefeito, o Presidente do Legislativo e o Presidente da ACISC fizeram o uso da palavra.
Após o pronunciamento das autoridades, foi oficializado a parceria entre a ACISC e Prefeitura Municipal de São Carlos com assinatura de convênio que autoriza o início dos trabalhos do projeto de desenvolvimento econômico local, o qual é constituído de várias etapas. O termo de convênio contém o Plano de Trabalho do DEL, que deve ser realizado em um ano, a contar da data de assinatura.
Na sequencia o Coordenador Estadual de Projetos da FACISC, Osmar Vicentin, apresentou ao grande público como funciona de fato o programa que agora será implantado. Osmar ainda mostrou exemplos de cidades onde o mesmo já foi implantado e é sucesso. O projeto apresentado é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de São Carlos – ACISC e Prefeitura Municipal e desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC.
O Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, institui um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento de São Carlos e região, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município.
Esforços combinados, resultados alcançados:
No DEL, parceiros públicos, o setor empresarial e atores não governamentais trabalham coletivamente para melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de emprego.
Visão de futuro: planejamento com resultados a curto, médio e longo prazo:
Os municípios são replanejados com projeção de 20 anos à frente, da adequação das leis à análise econômica.
Resultados sustentáveis para a sociedade:
– Melhora da qualidade de vida nos centros urbanos e rurais;
– Ambiente favorável para a atração de investimentos;
– Capacidade de desenvolvimento aliando perspectiva econômica e qualidade de vida da população de forma sustentável a médio e longo prazo;
– Fortalecimento da parceria entre o setor público e privado;
– Melhora da credibilidade dos conselhos de desenvolvimento municipais.
Texto de Fernando Heinen – Assessoria de Imprensa Prefeitura de São Carlos
Fotos: Rafael Reckziegel – Jornal A Fonte