Compartilhe
Os membros do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) de Braço do Norte desenvolvido pela Facisc e operado pelo Instituto DEL participaram da apresentação da próxima etapa do programa que dá início à construção do Plano Municipal de Desenvolvimento (PMD) por meio do DEL.
De acordo com o consultor do Instituto DEL (IDEL), Giovane Ferreira Pereira, a nova fase do programa pretende buscar um alinhamento dos projetos desenvolvidos pelas Câmaras Técnicas (CT) com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para que atendam o tripé da sustentabilidade e assim receber a certificação internacional. “O alinhamento com os Objetivos do Milênio e a busca de uma certificação internacional vai colocar a cidade em um outro patamar de sustentabilidade”, afirma o consultor da Facisc.
A nova fase do DEL pretende buscar a singularidade e garantir um posicionamento de longo prazo através da utilização do marketing municipal.
Durante o encontro foram validados os dados estatísticos e alinhadas às percepções de oportunidades para o desenvolvimento econômico sustentável. A próxima fase será a reestruturação das câmaras técnicas alinhadas com as novas estratégias do DEL. O foco será na ampliação da indústria, do agronegócio e na estruturação do turismo de negócios. Tudo isso ancorado em inovação, infraestrutura e educação.
A partir de agora o DEL de Braço do Norte terá câmaras técnicas de Empreendedorismo, Inovação, Infraestrutura e Educação. “Vamos alinhar as ações do COMTUR e do Sindicato Rural. Vamos agregar com o Conselho do DEL e avançar nos projetos. Tudo com foco na montagem do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, que após montado terá alinhamento com o PPA e a LDO”, explica o consultor do Instituto DEL.
A expectativa é que na primeira quinzena de março ocorra uma nova reunião com as CTs.