Compartilhe
O Conselho de Núcleos da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, recentemente, a primeira reunião do ano. No encontro, foram apresentados os coordenadores dos Núcleos para a gestão 2017, as atividades planejadas para este ano, eleita a nova coordenação e feito o relatório das atividades de 2016.
Com objetivo de fomentar o associativismo, os grupos promoverão atividades em conjunto. De acordo com a diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Carla Basso, a intenção é integrar os participantes e fortalecer os grupos, os segmentos que representam e as empresas. “O Conselho de Núcleos estimula a troca e alinhamento de informações e incentiva o desenvolvimento de ações inter núcleos. Neste ano, promoveremos mais atividades em conjunto”, explicou.
Em 2017, o Conselho de Núcleos é formado por 56 integrantes que representam os Núcleos Empresariais da Entidade. Entre as ações para o ano está um projeto de capacitação dos nucleados, idealizado para atender demandas que surgiram durante o planejamento estratégico dos núcleos promovido no fim de 2016. Os temas dos cursos foram definidos de acordo com pesquisa feita com os empresários. São eles: definição e avaliação de indicadores, treinamento e desenvolvimento de equipes, administração de pequenas e médias empresas, endomarketing/comunicação interna, retenção de talentos, a inovação a partir de produtos e serviços e marketing digital.
Os núcleos reúnem empresas de um mesmo ramo de atividade que atuam em conjunto na solução de problemas comuns. Isso oportuniza que as empresas atinjam com mais rapidez suas metas de aperfeiçoamento técnico e gerencial. Os nucleados encontram na ACIC o suporte para desenvolverem-se coletivamente e avançarem na formação de lideranças, na busca de conhecimento, inovação e ferramentas estratégicas que podem auxiliar na gestão dos negócios.
O consultor Paulo Zonta ressaltou que o objetivo dos núcleos é desenvolver e fortalecer as empresas participantes. “O que vai gerar resultados e novos negócios é a participação dos empresários, a busca por novos conhecimentos, a troca de informações, a interação entre os núcleos, entre outros fatores que são proporcionados por meio do associativismo”, enfatizou.
Durante a reunião, o conselho elegeu os coordenadores para este ano: Fabiana Funk assumiu como coordenadora, Eliana Aparecida Cansian como vice-coordenadora e Julio Cesar Moura Franco como tesoureiro.
Por Marcos Bedin