Comitiva da Facisc visita Rio Grande do Norte para conhecer ações do projeto DEL Turismo




Uma comitiva da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) está participando esta semana de uma missão técnica para conhecer o projeto DEL Turismo no Rio Grande do Norte.

O grupo é liderado pelo diretor do DEL (Programa de Desenvolvimento Econômico Local) da Federação, Rogério Maldaner, que explica que a fase atual do projeto contempla a realização de intercâmbios, uma forma de socializar os conhecimentos e potencializar – na medida que as cidades se inspiram em projetos que já estão acontecendo.

O DEL Turismo é apoiado pelo governo alemão, através do Instituto BBW, onde a Facisc, junto à Fecomércio do RN, desenvolveram um projeto que proporciona o crescimento de cidades turísticas, com o intuito de melhor estruturá-las, gerar emprego e renda, entre outros.

“Nesta fase, o governo alemão sugeriu que fossem integrados municípios que ainda não têm o DEL Turismo, como uma forma de que eles se sensibilizem para então se estruturarem e, também, buscarem melhorias e ganhos na área econômica”, ressalta Maldaner.

A proposta já teve início em três estados brasileiros: Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Na primeira fase, nove municípios brasileiros aderiram: Schroeder, Rio Negrinho, Forquilhinha e Gaspar em SC; no RS, as cidades de Canguçu e Rolante; e no RN, Tibau do Sul, conhecida pela Praia da Pipa, São Miguel do Gostoso e Parnamirim.

Na comitiva também participam o consultor do DEL da Facisc, Osmar Vicentin; a engenheira técnica da Prefeitura de Itá (SC), Marta Inês Bender; o diretor da ACIPEN SC, João Eduardo Sensei; a presidente da AEMB SC, Bianca Seibt; a técnica de Turismo de Bombinhas SC, Keli Regina; a coordenadora do Projeto Verena no Senai RN, Amora Cavalcanti; o prefeito de Piçarras SC, Tiago Maciel; o diretor Regional do Senac, Raniery Pimenta; a diretora Administrativo-Financeira do Senac, Rafaela Sampaio; o diretor de Educação Profissional do Senac RN, Gedson Nunes; o consultor de longo prazo dos programas DEL Turismo e Verena, Andreas Dohle; e o coordenador Regional do DEL Turismo do Senac RN, Marcelo Milito.

A programação inclui reuniões e visitas técnicas aos três municípios do RN inseridos no projeto. Rogério destaca que as visitas darão a dimensão das mudanças proporcionadas pelas ações estruturadas: consultorias e treinamentos, e o que isso representou de sucesso para a região. “Com esse apoio, nós recebemos consultorias, treinamentos, tudo para que as cidades possam se desenvolver turisticamente: as pessoas, os restaurantes, os hotéis, as pousadas, de forma que a gente deixe de ter potencial turístico para, com esses atrativos, realmente nos tornarmos um destino turístico”, ressalta o diretor.

O Programa DEL fornece uma visão ampla, atuando em vários eixos além do turismo, como por exemplo, a indústria, o comércio, o desenvolvimento urbano, o desenvolvimento social, o agronegócio, a sustentabilidade, a inovação, energias renováveis, entre outros.

“Depende de cada localidade e do que cada liderança vê de oportunidade para que as câmaras técnicas façam projetos e, com isso, tragam qualidade de vida e desenvolvimento para a cidade”, revela Maldaner.

Com informações de: radioschroederfm.com.br e Fecomércio RN