Compartilhe
Uma comitiva da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) está participando esta semana de uma missão técnica para conhecer o projeto DEL Turismo no Rio Grande do Norte.
O grupo é liderado pelo diretor do DEL (Programa de Desenvolvimento Econômico Local) da Federação, Rogério Maldaner, que explica que a fase atual do projeto contempla a realização de intercâmbios, uma forma de socializar os conhecimentos e potencializar – na medida que as cidades se inspiram em projetos que já estão acontecendo.
O DEL Turismo é apoiado pelo governo alemão, através do Instituto BBW, onde a Facisc, junto à Fecomércio do RN, desenvolveram um projeto que proporciona o crescimento de cidades turísticas, com o intuito de melhor estruturá-las, gerar emprego e renda, entre outros.
“Nesta fase, o governo alemão sugeriu que fossem integrados municípios que ainda não têm o DEL Turismo, como uma forma de que eles se sensibilizem para então se estruturarem e, também, buscarem melhorias e ganhos na área econômica”, ressalta Maldaner.
A proposta já teve início em três estados brasileiros: Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Na primeira fase, nove municípios brasileiros aderiram: Schroeder, Rio Negrinho, Forquilhinha e Gaspar em SC; no RS, as cidades de Canguçu e Rolante; e no RN, Tibau do Sul, conhecida pela Praia da Pipa, São Miguel do Gostoso e Parnamirim.
Na comitiva também participam o consultor do DEL da Facisc, Osmar Vicentin; a engenheira técnica da Prefeitura de Itá (SC), Marta Inês Bender; o diretor da ACIPEN SC, João Eduardo Sensei; a presidente da AEMB SC, Bianca Seibt; a técnica de Turismo de Bombinhas SC, Keli Regina; a coordenadora do Projeto Verena no Senai RN, Amora Cavalcanti; o prefeito de Piçarras SC, Tiago Maciel; o diretor Regional do Senac, Raniery Pimenta; a diretora Administrativo-Financeira do Senac, Rafaela Sampaio; o diretor de Educação Profissional do Senac RN, Gedson Nunes; o consultor de longo prazo dos programas DEL Turismo e Verena, Andreas Dohle; e o coordenador Regional do DEL Turismo do Senac RN, Marcelo Milito.
A programação inclui reuniões e visitas técnicas aos três municípios do RN inseridos no projeto. Rogério destaca que as visitas darão a dimensão das mudanças proporcionadas pelas ações estruturadas: consultorias e treinamentos, e o que isso representou de sucesso para a região. “Com esse apoio, nós recebemos consultorias, treinamentos, tudo para que as cidades possam se desenvolver turisticamente: as pessoas, os restaurantes, os hotéis, as pousadas, de forma que a gente deixe de ter potencial turístico para, com esses atrativos, realmente nos tornarmos um destino turístico”, ressalta o diretor.
O Programa DEL fornece uma visão ampla, atuando em vários eixos além do turismo, como por exemplo, a indústria, o comércio, o desenvolvimento urbano, o desenvolvimento social, o agronegócio, a sustentabilidade, a inovação, energias renováveis, entre outros.
“Depende de cada localidade e do que cada liderança vê de oportunidade para que as câmaras técnicas façam projetos e, com isso, tragam qualidade de vida e desenvolvimento para a cidade”, revela Maldaner.
Com informações de: radioschroederfm.com.br e Fecomércio RN