Compartilhe
Lançado em 2016, com o objetivo de discutir e planejar ações estratégias e políticas para promoção do tema nas dimensões, social, econômica e ambiental da entidade, o Comitê de sustentabilidade da Facisc tem dado andamento as ações da área.
No último encontro dos integrantes do grupo, o vice-presidente de sustentabilidade, Mário Sérgio Zilli Bacic, relatou sobre a participação em agosto, no Grupo de Trabalho Anticorrupção da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.
Única entidade catarinense no grupo, a Federação participou do debate com outras grandes instituições de renome nacional, como por exemplo, o Instituo Ethos. “É muito importante a nossa participação neste grupo para mostrarmos o que já fazemos na área e também para conhecermos o que o mercado vem fazendo em temas como a compliance, por exemplo. Desta forma, conhecemos ferramentas e podemos repassar para as empresas”, destacou Mário Sérgio.
Outro assunto discutido pelos integrantes do Comitê foram os incentivos fiscais, como por exemplo, o Fundo da Infância e do Adolescente (FIA), que permite deduzir parte do valor do Imposto de renda para destinar a ações sociais.
Tendo como uma das suas bandeiras o desenvolvimento econômico sustentável, a Federação incentiva empresários e pessoas físicas a destinarem parte dos seus impostos já devidos para serem aplicados em projetos sociais beneficiando com os recursos, crianças e adolescentes para terem a oportunidade de participar de atividades educacionais, culturais, artísticas.
Vice-presidente da Facisc na regional Planalto Norte, e um dos defensores da prática, Altair Ruthes, participou da reunião e destacou a importância da ação. Pode parecer pouco, mas para quem luta todo dia para se manter, muitas vezes é uma grande ajuda. Precisamos sensibilizar os contadores para que incentivem as empresas e contribuintes a fazerem a doação”, destacou Altair Ruthes.
Na ocasião também foram apresentados o aplicativo de autodiagnostico de compliance, o The integrity app, com a avaliação do diagnóstico da Federação e o manual de Gestão de Crise da entidade que será lançado em breve.
O Comitê de Sustentabilidade está alinhado com a agenda 2030, a nova agenda mundial, que promove os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Desta forma a Federação contribui em essência com as metas do ODS 16 que destacam as instituições transparentes, o combate a corrupção, entre outros importantes assuntos que permeiam os negócios e a sociedade.
Conheça mais sobre os ODS acessando a nossa página.
http://facisc.org.br/responsabilidade/