Compartilhe
Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo jovem no Estado de Santa Catarina, o Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (CEJESC) e a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) assinaram um protocolo de intenções durante a 165ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do CEJESC, realizada em Içara, nos dias 22 e 23 de agosto.
O evento contou com a presença da secretária nacional da Juventude, a catarinense Jayana Nicaretta da Silva, além do coordenador-geral de Relações Institucionais da Secretaria, Lucas Cardozo Dalló, jovem associativista, natural de Criciúma e ex-vice-presidente do CEJESC na regional Extremo Sul.
Incentivo ao empreendedorismo jovem
O documento, celebrado entre o CEJESC e a SNJ, tem o intuito de incentivar o empreendedorismo no Estado, considerando-se que o CEJESC é o maior movimento jovem empreendedor do país e está presente em mais de 75 municípios catarinenses, por meio dos núcleos de jovens empreendedores, que integram mais de 1,5 mil nucleados.
A partir disso, a intenção é utilizar a capilaridade do CEJESC para ser o articulador, fomentador do processo e dos projetos da SNJ que visem o desenvolvimento da cultura associativista e das políticas públicas voltadas ao jovem empreendedor. O protocolo também prevê a programação de ações conjuntas e, em um segundo momento, a constituição de um plano de trabalho integrado entre ambos. “Esse protocolo de intenções assinado é o fortalecimento de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Juventude e o CEJESC, que buscavam, cada um em seu meio, o fortalecimento da pauta empreendedora, e, agora, se unem para multiplicar o número de jovens alcançados”, pontua a secretária Jayana.
Segundo ela, a participação na AGO foi bastante positiva: “Fiquei muito feliz com o que vi durante o evento. Jovens com vontade de contribuir, fazendo, realizando boas coisas. Enquanto secretária de Juventude, afirmo: esta é a juventude que queremos para o Brasil: empreendedora, cooperadora, que se coloca à disposição da sociedade e se informa sobre seus deveres, tanto quanto sobre seus direitos”.
O presidente do CEJESC, Marcos Roberto Stumpf, afirma que essa aproximação com a SNJ pode trazer muitos benefícios aos jovens ligados ao movimento. “A secretária Jayana tem muito forte a questão de trabalhar o incentivo ao jovem empreendedor e isso vem ao encontro dos objetivos do CEJESC. Com a assinatura do protocolo de intenções, acredito que vamos trazer para Santa Catarina novas políticas públicas e incentivar, cada vez mais, o jovem catarinense a empreender”, enfatiza. “Agradeço ao Lucas Dalló por ter intermediado e levado a secretária para uma conversa com os cejesquianos”, complementa Stumpf.
Ainda, durante a AGO, Jayana confirmou uma vaga para um estudante do programa Geração Empreendedora no curso de formação de líderes em Portugal. Mais informações serão repassadas nos próximos dias pelo CEJESC.
A próxima AGO do CEJESC será nos dias 19 e 20 de setembro, na regional Extremo Oeste, organizada pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste, em conjunto com os outros nove núcleos da regional.