Compartilhe
O presidente da FACISC, Ernesto João Reck, juntamente com Luiz Carlos Furtado Neves, Neiva Kieling, tomaram posse nesta quarta-feira (24/2) ao lado dos demais integrantes da nova diretoria da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) para a Gestão 2016/2018.
Reck irá compor a vice-presidência da entidade juntamente com Luiz Carlos Furtado Neves, que será reconduzido à vice-presidência da micro e pequena empresa, e Neiva Kieling, representará as mulheres empresárias de todo país ocupando uma posição diferenciada como presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME), um reconhecimento ao trabalho que foi consolidado no Estado.
Na cerimônia de posse o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB – George Pinheiro, propôs ontem um “Pacto de Sintonia com o Crescimento”, reunindo todas as forças vivas do País, para ajudar o Brasil sair da crise. Para ele, que lançou a ideia nesta quarta-feira, no seu discurso de posse, em Brasília, o País não aguenta mais alimentar os privilégios da burocracia estatal e necessita com urgência de ajustes fiscais.
Estabilidade política para mudar o cenário e um novo Pacto Federativo “para acabar com a guerra fiscal e garantir melhor divisão no bolo dos tributos a Estados e Municípios também foram defendidos”. O presidente da CACB garantiu ainda que a entidade está pronta para promover a mobilização nacional, aproveitando sua capilaridade nos 27 Estados do País, nas 2.300 Associações Empresariais, nos municípios e com seus mais de 2 milhões de filiados.
A posse festiva da nova gestão na CACB (2016-2018) foi prestigiada pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab, representando a presidenta Dilma, por senadores, deputados e pelo presidente do Sebrae nacional, Afif Domingos, que valorizou a importância do empreendedorismo e da parceria do Sebrae com a CACB, em diversos projetos. Kassab falou sobre a importância do empreendedorismo jovem. “Identifico nas Associações Comerciais e Empresariais pontos fundamentais para o desenvolvimento e para a justiça social. Vejo nessas entidades o grande baluarte do Brasil.”
No evento, compareceu também Fernando Teruó Yamada, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e da União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (Unecs), entidade da qual a CACB é integrante.
George Pinheiro, do Acre, substitui o gaúcho José Paulo Dornelles Cairoli, na presidência da Confederação. No seu discurso de troca de comando, o atual vice-governador do Rio Grande do Sul, lembrou a importância da Confederação pelos seus 200 anos. Para Cairoli, “foi uma honra presidir uma entidade herdeira de uma história que inaugurou, na América Latina, a representação empresarial organizando, pela primeira vez, os comerciantes, na Bahia, em torno das mesmas causas. Somos reconhecidos nacionalmente como os legítimos representantes do associativismo”, disse.
Durante a cerimônia de posse, a CACB homenageou os ex-presidentes José Paulo Dornelles Cairoli (2009-2015), Alencar Burti (2005-2009), Joaquim Quintiliano da Fonseca Jr (1997-2001) e Guilherme Afif Domingos (1993-1997) com a Comenda VIII – Conde dos Arcos. A condecoração é dada àqueles que tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento socioeconômico do país e do empresariado nacional.
O termo de posse foi lido pela presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Celina Leão. A cerimônia contou com a presença de mais de 400 convidados no centro de eventos do hotel Royal Tulip.