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Preparar líderes para dar e receber feedback, contribuindo na maximização de resultados pessoais e profissionais. Esse foi o objetivo principal do curso “Feedback: a arte de alinhar e engajar pessoas” promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), na última semana. O treinamento foi ministrado pelo consultor, professor e jornalista Emmanoel José Lourenço e contou com a participação de empresários, gerentes, supervisores e líderes de equipes.
Os participantes compreenderam o comportamento humano por meio de técnicas e estratégias para os vários tipos de feedbacks. O instrutor demonstrou como utilizar o feedbackpara melhoria do relacionamento interpessoal e do trabalho em equipe, para o direcionamento de comportamentos desejados e para a extinção de comportamentos inadequados.
Lourenço apresentou a ferramenta na motivação de pessoas e demonstrou como os líderes podem se beneficiar das técnicas e estratégias do feedback. Além disso, explicou como o líder pode reter talentos e identificar características e atitudes potenciais da equipe para somar ao resultado da organização.
O instrutor explicou que existem diferentes tipos de feedback. “Uma pesquisa de clima é o retorno dos colaboradores sobre os benefícios e o espaço que a empresa proporciona. Pesquisa de satisfação é o feedback do cliente para a empresa. Reunião de avaliação de desempenho individual é a resposta do gestor sobre o colaborador”.
Para Lourenço, o feedback é uma ferramenta que diminui distâncias, promove a empatia, minimiza a perda de tempo e os conflitos. É essencial para relacionamentos. O primeiro benefício é o resgate da autoestima das pessoas identificando talentos que elas possuem e que, muitas vezes, não percebem. “Outro ponto importante é a redução de custos para as empresas. Custa muito perder um colaborador. Também auxilia no momento da seleção a partir de um bom recrutamento, boa análise de perfil e acompanhamento de experiência. Com certeza o colaborador e a empresa se sentirão muito mais seguros. É dar autonomia e gerar confiança proporcionando resultados para ambos”, assegurou.
O feedback aponta os problemas, mas demonstra as soluções e a expectativa do que se espera. É uma via de mão dupla. “O líder expõe suas opiniões, mas quer ouvir a percepção dos colaboradores e, a partir disso, é construída uma solução conjunta”, explicou. Segundo o instrutor, deve ser uma ferramenta para dar informações positivas, elogiar, reconhecer boas ideias. “Porém, é preciso ter claro que deve ser efetuado de maneira personalizada, conforme o perfil de cada pessoa. Para isso é preciso conhecer os colaboradores, saber suas expectativas dentro da empresa, seus sonhos, suas motivações. Dessa maneira é mais fácil identificar as potencialidades e dificuldades de cada um”.
A coordenadora administrativa e financeira da Big Golden Tour, Regina Daiana Chiesa, fez a capacitação para aprimorar conhecimentos. “O meu trabalho exige que eu seja uma líder e o feedback é essencial. O curso reforçou informações. Gosto dos cursos da ACIC porque são rápido e produtivos”, explanou. Para o assessor de controle de qualidade da Rudolph Foods, Darlan Rossi, o treinamento contribuirá no dia a dia profissional. “Precisamos nos comunicar com todos os níveis de hierarquia dentro da empresa e a habilidade de comunicação é essencial para que seja uma linguagem objetiva para evitar problemas. O feedback também é uma ferramenta importante para a valorização das pessoas”, avaliou.
A tendência é as empresas cada vez mais aderirem ao feedback. “Algumas possuem isso estruturado dentro de um plano de cargos e salários. Empresas menores utilizam essa estratégia em reuniões em que o gestor demonstra a sua impressão sobre a equipe e os resultados. O feedback está sendo adotado como ferramenta estratégica das empresas”, finalizou o palestrante.