Compartilhe
As expectativas para o PIB brasileiro de 2024 aumentaram para 2,5%. A informação é do Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (2) pelo Banco Central (veja mais abaixo). Essa é a terceira semana consecutiva que a expectativa para o PIB aumenta. Há um mês, a previsão era de 2,2%.
De acordo com análise do Centro de Inteligência e Estratégia da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (CIE/FACISC), esse movimento se deve a fatores como os recentes resultados sobre o mercado de trabalho formal. Em julho, a economia brasileira teve saldo de 188 mil novas vagas de trabalho, com destaque para o crescimento das contratações na indústria, que ampliaram 130% em comparação a julho de 2023.
Já as expectativas para a inflação em 2024 também continuam subindo, agora pela sétima vez consecutiva, atingindo 4,26%. Apesar da inflação de agosto ter tido variação menor, a maioria dos grupos de bens e serviços registraram alta nos preços, com destaque para os serviços de transportes. Os alimentos foram o único grupo de despesas que registrou queda nos preços em agosto.
Já o câmbio teve suas expectativas ampliadas pela terceira semana consecutiva, atingindo R$/US$ 5,33. A desvalorização do real frente ao dólar vem sendo influenciado pelo aumento do cenário de incerteza fiscal no país.
Sobre o Boletim Focus – Divulgado toda segunda-feira, o Boletim Focus resume as expectativas das principais instituições financeiras do país, coletadas na semana anterior à sua divulgação. O relatório traz o comportamento semanal do mercado brasileiro para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores.
Destaques do Boletim Focus desta semana, com expectativas para a economia em 2024
Inflação – Expectativas aumentaram para 4,26%
PIB – Projeções aumentaram para 2,46%
Câmbio – Expectativas aumentaram para 5,33%
Selic – Expectativas inalteradas para 10,50%