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Em reunião promovida recentemente, a diretora de Núcleos da ACIC Chapecó, Carla de Almeida Martins Basso, a gerente de Núcleos, Taisa Bonassi Brassanini, e o consultor regional da Facisc, Osvaldo Antonio Mota, apresentaram aos empresários e profissionais os objetivos e o processo dos núcleos empresariais, e como o modelo associativista de núcleos empresariais estimula o aumento da competitividade e desenvolvimento empresarial.
A reunião contou com a participação de associados interessados em ingressar nos núcleos já existentes da entidade, que atualmente possui os seguintes núcleos: Núcleo Oeste das Agências de Propaganda, das Academias, das Automecânicas, de Comércio Exterior e Logística Internacional, das Empresas de Saúde, Beleza e Bem-Estar, dos Gestores de Pessoas, das Transportadoras de Cargas Fracionadas, dos Centros de Formação de Condutores, das Indústrias Gráficas, Assessorias e Consultorias, Empresas de Tecnologia da Informação e da Comunicação, três núcleos de núcleos de Reflorestamento, Núcleo de Cervejarias do Oeste Catarinense, de Sustentabilidade e o Conselho de Núcleos.
A gerente de Núcleos, Taisa Bonassi Brassanini, comentou que as soluções são apontadas e executadas pelos próprios empresários que, por meio de informações e trocas de ideias, auxiliam no desenvolvimento de novas estratégias para as empresas participantes. “O programa incentiva a busca de novos mercados e tecnologias, sensibiliza os empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros e desenvolve lideranças.”
O nucleado Roberto Kemper participou da reunião e expôs porque integra o Núcleo das Assessorias e Consultorias. “Discutimos no grupo os cases de sucesso e insucesso, promovemos palestras e treinamentos internos específicos para o núcleo, ao mesmo tempo em que compartilhamos experiências, adquirimos conhecimento e expertise a partir da vivência dos demais nucleados”, relatou.
O consultor regional da Facisc, Osvaldo Antonio Mota, explicou que as empresas participantes do núcleo devem definir seu público alvo, objetivo e foco estratégico. “Por meio do associativismo, as empresas buscam aumentar a competitividade por meio da inovação. O processo é participativo, é preciso deixar de ser individual para ser coletivo, o grupo precisa estar disposto a trocar dificuldades e necessidades para encontrar soluções em conjunto, enfatizou.