Compartilhe
Aproximadamente 1,2 mil estudantes compareçam à sede da associação empresarial para a realização da prova
A sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) esteve repleta de estudantes e representantes das escolas da região para a segunda e última etapa do Prêmio Acic de Matemática.
Participaram da premiação alunos do quinto ao nono ano de 141 escolas municipais e estaduais de 12 municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Maracajá, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.
As provas foram aplicadas pela manhã para os estudantes dos sétimo, oitavo e nono anos, enquanto os alunos do quinto e do sexto ano realizaram a avaliação no período da tarde. Com seis questões discursivas, o conteúdo das provas é alinhado às competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de Matemática.
Cada questão continha três itens (a, b e c), e cada série recebeu uma prova específica, de acordo com os conteúdos previstos pela BNCC. “É uma prova de estilo olímpico, com questões não convencionais, que exigem um raciocínio diferenciado e bastante criatividade”, destaca a professora de Matemática Carmem Suzane Comitre Gimenez, uma das responsáveis pela elaboração da prova.
A professora de Matemática Juliana Duarte, também integrante da equipe técnica que elaborou as provas, aponta os critérios de correção que serão adotados. “Nesta etapa, os estudantes precisaram detalhar a resolução dos problemas, e consideramos todo o raciocínio desenvolvido por eles. Não avaliamos apenas o resultado final, mas todo o processo de pensamento que o aluno utilizou para resolver a questão. Cada raciocínio correto recebe uma pontuação”, explica.
Desafio da prova
O estudante do sétimo ano Henrique Vilodre da Rosa, da Escola Maria da Glória Silva, de Içara, considerou a prova desafiadora. “Acredito que fui melhor na primeira fase. Nesta segunda etapa, não consegui resolver todas as questões”, revela.
Já o aluno Lucas Goulart, da Escola Padre Francisco Bertero, de Criciúma, também classificou a prova como bastante difícil, mas conseguiu resolver todas as questões. “Tenho expectativa de conquistar uma medalha”, afirma, confiante.
Isabelli Alano, da Escola Judite Duarte de Oliveira, de Criciúma, está otimista em relação ao seu desempenho. “Estudei os conteúdos e estou com uma expectativa positiva”, declara.
Cristina Rosa dos Santos, mãe da estudante Amanda dos Santos Cardoso, da Escola Angelo de Luca, de Criciúma, fez questão de acompanhar a filha. “Sempre incentivo ela nos estudos, e hoje vim acompanhá-la”, comenta. Amanda também demonstra confiança: “Acredito que eu consiga pelo menos uma menção honrosa”, espera.
Premiação incentiva os alunos
A secretária de Educação de Morro da Fumaça, Greicy Salvador Zaccaron, acompanhou os 60 alunos classificados. “É com muita satisfação que estamos aqui hoje com nossos estudantes. O prêmio incentiva o estudo da Matemática, proporcionando um momento em que eles podem demonstrar suas competências na disciplina e se preparar para os desafios do mundo por meio de uma competição saudável. Sem dúvida, é uma grande oportunidade”, entende.
A professora de Matemática Luciana Pazetto, da Escola Gervasio Teixeira Fernandes, de Balneário Rincão, acompanhou 18 estudantes para a segunda etapa da premiação. “O Prêmio Acic de Matemática é uma excelente oportunidade para valorizar os alunos que se destacam nessa disciplina e possuem grande potencial. Nossa escola também se preparou, estudando com os alunos as provas de edições anteriores”, ressalta.
Sucesso na aplicação das provas
“As provas ocorreram de forma muito tranquila, conforme o previsto pela organização. Contamos com a participação dos pais, da Coordenadoria Regional de Educação, representantes das secretarias de Educação, professores e diretores, que acompanharam os estudantes. Essa presença é de extrema e fundamental importância”, avalia a professora Marlene Pires, coordenadora do Prêmio Acic de Matemática.
“Durante todo o sábado, contamos também com a presença de um profissional de saúde para auxiliar os estudantes, caso fosse necessário, garantindo assim o bem-estar de todos. Agradecemos imensamente a participação de todos os estudantes nesta última etapa do concurso”, conclui a coordenadora.
“Estamos muito felizes com o dia de hoje, com a participação dos estudantes, pais e da escola. O Prêmio Acic de Matemática é um dos principais projetos da entidade, que, nos últimos anos, tem realizado diversas ações voltadas para a área da educação. Um dos principais focos da atual gestão é a educação, com inúmeros esforços para aprimorar a qualidade do ensino na região. Temos a certeza de que o concurso tem contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento educacional da nossa cidade e região”, salienta o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
Divulgação dos finalistas e premiação
A divulgação dos finalistas do Prêmio Acic de Matemática está programada para 31 de outubro.
Os vencedores da premiação receberão medalhas de ouro, prata e bronze e mais certificados. As escolas e professores também receberão certificados de Honra ao Mérito. O evento de premiação está previsto para 19 de novembro, na Acic.