Compartilhe
Entidade integrante do Sistema Facisc, a Associação Empresarial de Quilombo e Região (ACIQ) comemora a aprovação da criação da nova região turística do Vale das Águas no mapa turístico do Estado.
A ação foi mobilizada pelo presidente da ACIQ, Rodrigo Conci, que em 2013 também se tornou presidente do CONTUROESTE (Conselho Regional de Turismo da Região do “Grande Oeste”) permanecendo até início de 2016. “Logo que entrei para a diretoria em 2013, veio o desejo de melhorar o turismo da região. Então pensamos que o primeiro passo seria mudar a nomenclatura turística. Logo verificamos que somos uma região rica em águas termais, lagos, rios, barragens, cachoeiras e outras fontes. Desta forma, trocar o nome da região para vale das águas seria o primeiro passo para um turismo de verdade”, explica Rodrigo.
Defensor da bandeira, o presidente da ACIQ, Rodrigo Conci, explica que o município de Quilombo, por exemplo, possui a única água termal sulfurosa de Santa Catarina, e também a cachoeira Salto Saudades, além das águas termais de São Carlos, de Chapecó, o Rio Uruguai que banha toda a parte sul do Vale das Águas, as águas termais de São Carlos e Águas de Chapecó, o Rio Chapecó que banha muitas cidades, além de lagos diversos.
Por acreditar que a criação da nova região de turismo agregaria valor para o potencial do Oeste catarinense, a Associação enviou um ofício, para o secretário do turismo, Filipe Mello e para o presidente Conselho Estadual de Turismo, Ricardo Stodieck, solicitando a criação do “Vale das Águas” bem como a troca dos municípios do “Grande Oeste” para a nova região. “Comercialmente era confuso falar ‘venham para o oeste catarinense no grande oeste’. Por isso, entendemos que seria melhor falar ‘venham para o oeste catarinense no calendário das águas’ como uma forma de mostrar a grande potencialidade da região. A criação do Vale das Águas vem para potencializar o turismo da região Oeste. Não queremos dividir, mas sim multiplicar as ações e com uma nova região, teremos mais visibilidade para o Oeste em geral”, defende o representante.
O pedido foi analisado pelos 21 conselheiros estaduais e aprovado por unanimidade. Foi aprovado também pelo secretário estadual do turismo e no dia 02 de maio de 2016 foi enviada a mudança do nome para o ministério do turismo, passando a existir a nova região turística de SC. “Foi muito difícil, pois muitos não acreditavam, mas nos mantivemos firmes e acreditamos que a mudança beneficiaria muitos municípios mostrando as potencialidades, atraindo turistas para a região, desenvolvendo assim o comércio e toda a economia das cidades”, relata Conci.
Para a conquista foi fundamental o apoio e atuação do secretário do Conselho de Turismo, Joel Campos e da diretora de Políticas Integradas do Lazer (PDIL), Juliana Aguiar.
O Vale das Águas inicia com 21 municípios que sairão da região turística do Grande Oeste. A sede será em Quilombo e as placas turísticas serão alteradas dando assim uma maior visibilidade para a região. “Teremos um representante dentro do Conselho Estadual de Turismo. Com isso, quando forem fazer publicidade turística do estado, teremos um espaço também e assim por diante!”, comemora o presidente da ACIQ.