Compartilhe
A 29a. Subseção OAB Palhoça aderiu aos programas sustentáveis da Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) durante ato formal realizado na sede da OAB, nesta última terça-feira (08.11). Nas manifestações, os presidentes das entidades reiteraram o objetivo das entidades em promoverem mais ações em prol da qualidade do meio ambiente do município de Palhoça.
Após a formalização, o Presidente da 29a. Subseção OAB Palhoça, Leandro Rachadel e o Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB e assessor ambiental da FACISC, Guilherme Dallacosta receberam do Presidente da ACIP, Leandro Porto da Rosa, os certificados de adesão da entidade aos programas sustentáveis desenvolvidos pela Associação Empresarial de Palhoça (ACIP), o ReÓleo, numa franquia da ACIF de Florianópolis, e o ReciclACIP, que coleta eletroeletrônicos inservíveis, numa parceria com a Weee.do.
O engenheiro Mark Rae, da empresa Weee.do apresentou dados mundiais sobre a escalada da produção do chamado lixo tecnológico (e-waste) , o que mais cresce atualmente, e que vai pular de 41 milhões de toneladas em 2015 para 50 milhões de toneladas em 2017. O Brasil gera 36% de lixo tecnológico da América Latina e é o quinto no ranking mundial.
O Brasil tem aprovada desde 2010 a Lei Nacional de Resíduos Sólidos mas sua aplicação, no que depende dos poderes públicos, avança muito pouco e aí entra a necessidade de iniciativas da Sociedade principalmente no âmbito das cidades, ressaltou Mark Rae, como esta da campanha da ACIP, que coleta materiais eletroeletrônicos inservíveis evitando que eles sejam despejados em lixões ou aterros.
O Presidente da ACIP, Leandro Porto da Rosa, afirmou que o papel da entidade é a de fomentar a economia através do associativismo, mas dentro da ótica da sustentabilidade e inclusive estimulando oportunidades de negócios para a chamada economia verde.
Leandro Rachadel, Presidente da OAB de Palhoça, aproveitou a oportunidade para informar que a entidade criou uma nova comissão, a OAB vai à escola, onde pretende se aproximar dos jovens estudantes através de ações e campanha educativas. “A defesa do meio ambiente através destes dois projetos que a OAB passou a incorporar farão parte desta ação”, garantiu Rachadel.
COMO FUNCIONA:
Todas as empresas, condomínios e entidades civis de Palhoça podem participar dos programas da ACIP, através de coleta e entrega ou se transformando em um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), como é o caso da OAB a partir de agora. Todo o material recolhido é reencaminhado e ganha uma destinação correta em reaproveitamento.
Mais informações e adesões: meioambiente@acipsc.com.br