Compartilhe
ACIM e Facisc explicaram como funciona a proposta de modelo de gestão participativa, com foco no crescimento sustentável a longo prazo e que pode ser implantado em Imbituba ainda em 2017
Uma proposta de modelo de gestão para o desenvolvimento de Imbituba e região, garantindo a continuidade de projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município. Esse é Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL que foi apresentado na Câmara de Vereadores Imbituba pela Associação Empresarial de Imbituba – ACIM e Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc, na sessão desta segunda-feira, 6.
O DEL cria uma plataforma de diálogo entre parceiros públicos, setor empresarial e atores não governamentais. Os resultados desse envolvimento são reflexo de um trabalho coletivo e colaborativo, aparecendo na forma do desenvolvimento local e sustentável. “No DEL, parceiros públicos, o setor empresarial e atores não governamentais trabalham coletivamente para melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de emprego. Os municípios são replanejados com projeção de 20 anos à frente. Ainda em 2016, tivemos o compromisso do prefeito Dr. Rosenvaldo Júnior para tentar a viabilização do programa. Inclusive já fizemos duas visitas a Braço do Norte, onde o DEL já mostra resultados”, afirma Jaime Pacheco Alves, presidente da ACIM.
A apresentação foi feita pelo diretor financeiro da FACISC, Doreni Caramori, que destacou as três principais premissas do DEL. “A primeira é que a cidade é protagonista, o município é quem decide o planejamento e as ações, nós oferecemos a metodologia. A segunda premissa é que todos participam, as entidades representativas, a comunidade local, toda a sociedade civil é chamada para integrar as câmaras técnicas, sendo que Poder Público não fica isolado. E a terceira é o planejamento a longo prazo, supra governos, para que os projetos tenham início, meio e fim e realmente estejam alinhados com o desenvolvimento econômico sustentável”.
O prefeito de Imbituba, Dr. Rosenvaldo Silva Jr. esteve presente e afirmou que a participação da sociedade e o pensamento a longo prazo que o DEL oferece estão de acordo com o seu alinhamento de governo. “Não podemos pensar em mudar de rumos a cada 4 anos. Acredito que em breve vamos começar este belo trabalho aqui no município”, afirma.
O presidente da Câmara, o vereador Renato Figueiredo, também aprovou a iniciativa. “O maior problema, em todo o nosso país, é o planejamento, que não temos. Vejo o DEL com bons olhos, e estou muito entusiasmado e esperançoso.
Nestes dias 7 e 8, juntamente com o presidente da ACIM, o prefeito de Imbituba e o presidente da Câmara, participam do 3º Fórum do DEL, em Florianópolis, onde serão compartilhados cases de sucesso de cidades que já estão implantando o Programa em Santa Catarina.
Resultados sustentáveis para sociedade
· Melhora da qualidade de vida;
· Ambiente favorável para a atração de investimentos;
· Capacidade de desenvolvimento aliando perspectiva econômica e qualidade de vida da população de forma sustentável a médio e longo prazo;
· Fortalecimento da parceria entre o setor público e privado;
· Melhora da credibilidade dos conselhos de desenvolvimento municipais