Compartilhe
Lideranças de todo o estado prestigiaram na noite desta quarta-feira, 16 de março, a posse da nova diretoria da ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (gestão 2016-2017). O evento, realizado no Clube Atlético Baependi, reuniu cerca de 350 pessoas que acompanharam a transmissão de cargo do presidente Paulo Luiz Mattos para o presidente eleito Giuliano Donini. Na solenidade foram empossados também os coordenadores de Núcleos Setoriais.
Ao se despedir, Paulo Mattos destacou o compromisso histórico da entidade na representação do setor produtivo. “O objetivo da ACIJS é atuar em favor da iniciativa privada, buscando um ambiente favorável para os negócios, com a responsabilidade social de contribuir para a promoção do desenvolvimento econômico e social da região”, assinalou ao enumerar várias ações realizadas na comunidade.
O empresário disse que um dos eixos desta participação tem sido a busca do fortalecimento da indústria, do comércio e dos segmentos de serviços. Por meio da participação em várias frentes, a organização associativa amplia a representatividade da classe empresarial, cuja atividade é responsável direta na geração de riquezas que devem reverter em melhoria da qualidade de vida da população. “Com empresas fortes, que geram emprego e renda, atentas à introdução de novas e revolucionárias tecnologias, o município dispõe de maior receita com a arrecadação de impostos a serem revertidos em obras e serviços que atendam às necessidades da sociedade”, lembrou.
Paulo Luiz Mattos falou também da situação política do Brasil que, lembrou, vive talvez uma de suas mais sérias crises político-institucionais. “Nossa economia fragilizada, por conta da inércia de um governo literalmente sem rumo porque se mantém refém da ideologia demagógica. Esta não é uma crise vivenciada por alguns, mas sim uma crise que afeta todos os setores, do varejo à indústria, uma crise que deteriora o que sempre tivemos de melhor: a geração de empregos. Pois é o trabalho que promove riquezas e desenvolvimento”.
Os compromissos que a a ACIJS mantém com a comunidade também foram reforçados pelo presidente empossado. Giuliano Donini ressaltou que a entidade buscará sempre a ampliação da participação empresarial no âmbito da representação em todos os segmentos da comunidade. Falou sobre as cinco áreas que formam as diretrizes de atuação, dentre elas a educação e a inovação, buscando assim a projeção de Jaraguá do Sul no cenário estadual.
Giuliano Donini enfatizou os modelos positivos que o município oferece ao estado e País e citou a sobreposição de trabalhos de bombeiros voluntários e militares como prejudicial. “É um desperdício de recursos manter uma estrutura de bombeiros militar em cidades onde este trabalho é feito há anos e voluntariamente, enquanto em muitas cidades não há nenhum tipo de corporação”.
Outras lideranças como o presidente da Federação das Associações Empresariais João Ernesto Reck, o secretário Carlos Chiodini, deputado Vicente Caropreso e o prefeito Dieter Janssen, se manifestaram na cerimônia ressaltando o papel da ACIJS e enaltecendo a importância da atuação conjunta entre a iniciativa privada e o poder público.
Composição da nova diretoria
Giuliano Donini, Presidente; Anselmo Luiz Jorge Ramos, Vice-Presidente Administrativo; Luiz Carlos Buzzarelo, Vice-Presidente Financeiro; Paulo César Chiodini, Vice-Presidente de Articulação Institucional; Wilson José Watzko, Vice-Presidente da Comunidade; Moacyr Rogério Sens, Vice-Presidente de Desenvolvimento Empresarial; Décio Bogo, Vice-Presidente de Segurança; Leandro Schmöckel Gonçalves, Vice-Presidente de Micro e Pequenas Empresas; Tiago Coelho Przywitowski, Vice-Presidente de Núcleos Setoriais; Odair José Borges de Freitas, Vice-Presidente de Marketing.
Fonte: Assessoria de Imprensa ACIJS
Fotos: Horst Baumle