Compartilhe
Receber associados na manhã desta sexta-feira, 29, para um café de integração foi a pauta do presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Valcir José Zanette, juntamente com os colaboradores da entidade.
No encontro, os empresários têm a oportunidade de se apresentar e falar sobre suas áreas de atuação. O ambiente de aproximação possibilita não só a troca de experiências, mas também a geração de negócios entre as empresas associadas.
A terceira edição do Café com o Associado debateu demandas da classe empresarial, como qualificação profissional, desenvolvimento da micro e pequena empresa, inovação, tecnologia, logística, gestão de pessoas e infraestrutura. Algumas das demandas e sugestões colocadas pelos empreendedores também estão contempladas nos pleitos que a entidade empresarial entregará aos postulantes aos cargos de governador, senador e deputados federais e estaduais nas eleições deste ano.
Planejamento
O presidente da Acic, Valcir José Zanette, reforçou aos associados o planejamento da atual gestão e os trabalhos que estão em andamento. “Somos uma diretoria formada por 21 diretores, que representam os diversos segmentos econômicos da nossa região, incluindo as áreas da indústria, comércio e prestação de serviços”, iniciou Zanette.
“Os diretores estão divididos em grupos de trabalho para desenvolver ações em eixos, como da micro e pequena empresa. Queremos auxiliar no desenvolvimento dessas empresas”, detalhou o presidente.
“Na educação, precisamos avançar na educação básica, ensino médio e profissionalizante. Já estamos participando de um projeto da Prefeitura Municipal, junto aos estudantes do nono ano, para despertar o espírito empreendedor nesses adolescentes. A aproximação da Acic com as instituições de ensino e a Administração Pública é extremamente importante para o avanço da educação”, relata Zanette.
Intercon
Conforme o presidente da Acic, o trabalho se expande também para diversas áreas, como a dos negócios internacionais, inovação, tecnologia, legislação, segurança pública, saúde e infraestrutura. Zanette informou aos empresários que uma das ações do grupo de trabalho ocorrerá no próximo dia 24 de agosto, o Intercon. O evento visa estimular as operações com o exterior, seja por meio da exportação, importação e parcerias estratégicas.
“A Acic é uma porta-voz dos interesses da classe empresarial e essa troca de informações e experiências entre as empresas, discutindo demandas e buscando soluções em conjunto, é fundamental. Tenham a Acic e toda a sua equipe como um braço de vocês”, destacou o diretor da Acic, Leandro Eufrásio.
Associados participantes
Um dos associados presentes foi o gerente geral do TIS – Terminal Intermodal Sul, Jeferson Montibeller. “Foi um encontro muito bom e num formato interessante, que nos possibilitou a oportunidade de expor nossas necessidades e anseios. Independente do tamanho da empresa, o tratamento da equipe da entidade é de excelência. Somos muito acolhidos quando temos alguma necessidade e demanda, haja visto o convite para este encontro, que foi feito com muito carinho e atenção”, enfatiza Montibeller.
“Foi uma aula de MBA, muito rica em conhecimento e networking. Me associei à Acic recentemente, por entender a importância de estar inserida numa entidade que representa as demandas da classe empresarial e também por todo o leque de soluções oferecidas pela entidade”, coloca Karen Windmoller, da Links, consultoria em soluções para a área de Recursos Humanos.
Para o associado Jairton Urbano, da 4 Zoe Sistemas, o momento foi uma importante oportunidade. “Foi agregador esse encontro, uma grande oportunidade de troca de experiências e networking. Fiquei muito surpreendido com o convite de vir até a associação, com esse momento direcionado para os associados”, enaltece Urbano, que ainda pontuou na sua fala a falta de mão de obra qualificada, especialmente na área da tecnologia, onde atua.
Já o associado Cacildo Isoppo, da Cerâmica Isotec, de Maracajá, reforçou a importância das ações da entidade na área de qualificação. “Estamos participando do Programa de Gestão e Vivência Empresarial, ofertado pela associação, e tem sido uma importante experiência para auxiliar na gestão da empresa. A Acic é uma parceira e tem nos ajudado muito. Este encontro de hoje abriu possibilidade de manifestarmos nossas dores e também escutar os desafios enfrentados por outros empresários”, aponta. Ele citou a importância de equalizar os tetos do Simples Estadual e Federal, como forma de contribuir com o crescimento da micro e pequena empresa.