Compartilhe
Em reunião com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), a equipe da Secretaria de Estado de Portos e Aeroportos e integrantes do Labtrans, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresentou o Plano Aeroviário do Estado (Paesc).
Em fase de validação com players do mercado, o estudo reúne estrutura e potencialidades regionais para a viabilização de rotas aéreas domésticas e de carga no estado.
O presidente da Facisc, Elson Otto, explicou que a ideia é mobilizar as lideranças da federação para que participem deste processo, já que a infraestrutura aeroviária é uma demanda recorrente em várias regiões do estado.
“Este é um diagnóstico que mapeia e nos ajuda a entender, também, qual é a distância entre o que o setor produtivo almeja e o que é possível de ser realizado”, destacou Otto, elogiando o trabalho realizado pelo governo, em parceria com a universidade.
O Paesc foi construído a partir de 38 visitas técnicas e coletas de dados socioeconômicos e sobre a infraestrutura aeroviária atual, compilando dados de cartografia, dimensões das pistas de pouso, fluxo de passageiros, etc., além de mostrar projeções de demanda de passageiros e de carga aérea para os próximos 20 anos.
“Importante ressaltar que a viabilização de rotas, por exemplo, também se dá a partir de estudos feitos pelas próprias companhias aéreas”, ressalta o engenheiro Ivan Amaral, da SEPAF.