Compartilhe
Já imaginou ter consultorias especializadas, maior competitividade e representatividade, ampliação do acesso ao mercado e melhorias na gestão com recursos subsidiados?
Diversas empresas catarinenses tiveram acesso a estas oportunidades em 2021, por meio do Programa de Aceleração de Núcleos, o PAN, desenvolvido pela Facisc em parceria com o Sebrae SC.
Foram 951 empresas atendidas em 85 ações realizadas por meio de 53 associações empresariais ligadas ao Sistema Facisc.
Com investimentos de R $2 milhões, os recursos foram aportados em ações voltadas para as micro e pequenas empresas participantes dos núcleos empresariais do Programa Empreender para aumentar a competitividade empresarial. Foram selecionados projetos que contemplassem ações nos eixos de produtividade, gestão empresarial e acesso ao mercado. “O PAN permite desenvolvermos o associativismo na prática, ou seja unir negócios de um mesmo setor para crescer juntos, e os empreendedores têm descoberto os benefícios disso na prática”, ressaltou o coordenador do Programa Empreender pela Facisc, Gilson Zimmermann.
CASE –
É o caso, por exemplo, do Núcleo de Parque Aquáticos da Associação Empresarial de Gaspar.
Criado em 2020 para buscar soluções para os problemas dos parques em meio a pandemia, o Núcleo teve como primeira bandeira a revogação das portarias que proíbem a abertura dos estabelecimentos.
Com ajuda do PAN, os empresários ligados ao Núcleo tiveram acesso a consultorias especializadas, capacitações e aproximação com o poder público.
“Neste primeiro ano do Núcleo de Parques Aquáticos conseguimos a união destas empresas, trocando experiências para que todos possam se desenvolver. Além disso, hoje temos mais representatividade frente ao poder público. Acredito que é apenas o primeiro ano de muito trabalho que está por vir!”, declarou o empresário João Bruno Thais, da Cascata Carolina.
Eu vejo este núcleo como uma conquista antiga minha para nos unirmos. Para termos mais força e voz. Deixamos de ser concorrentes para sermos parceiros.” Edson Petry, da Cascata Petry.
O programa será realizado novamente em 2022. As inscrições para a submissão dos projetos iniciam a partir de 01 de fevereiro e vão até 30 de junho de 2022, e a execução das ações dos projetos será realizada de 01 de abril a 30 de novembro de 2022.
“Estes recursos foram um grande ganho para os empresários ligados ao Programa Empreender. O PAN elevou os padrões das empresas e deu visibilidade ao Empreender. Os empresários tiveram acesso a oportunidades que sozinhos não conseguiriam. Esperamos em 2022 repetir o sucesso do Programa”, declarou o gestor do Programa Empreender pelo Sebare/SC, Luciano Silva.
Podem participar integrantes dos Núcleos Empresariais do Programa Empreender de SC nas categorias: Microempreendedores individuais (MEI); Microempresas (ME); Empresas de pequeno porte (EPP); Produtores rurais; e de todos os setores (comércio, serviços, indústrias e produtor rural).
Os interessados em participar devem entrar em contato com os consultores da Facisc/Sebrae nas regiões.
Foto: Capacitação Guardião da Piscina, realizada para os nucleados e suas equipes para a prevenção de riscos inerentes de Parques Aquáticos e minimizar possíveis acidentes por meio de medidas de prevenção e salvamento