Compartilhe
Na quarta-feira, 09/10, o vice-presidente regional Sul da Facisc, Samuel Ramos de Lima, acompanhado do assessor jurídico Murilo Gouveia dos Reis e do presidente da Associação Empresarial de Garopaba, Marcelo Zanoni, esteve na Assembleia Legislativa de SC onde se reuniu com o deputado estadual Felipe Estevão.
O objetivo do encontro foi buscar de apoio para demandas da regional Sul, previstas no documento Voz Única e no planejamento estratégico regional, que dependem de interferência política para avançar. As demandas tratadas no encontro foram o movimento contra a instalação da fosfateira em Anitápolis, a pavimentação da Serra do Corvo Branco em Grão Pará, os pedágios do trecho sul da BR-101, a Ferrovia Litorânea e o Aeroporto Regional de Jaguaruna.
Samuel explicou que as associações que compõem a Regional Sul definiram algumas bandeiras prioritárias que são trabalhadas em conjunto, desenvolvendo assim o verdadeiro sentido do projeto Voz Única. “O nome do projeto já diz tudo, se a voz é única as ações devem ser feitas também em conjunto e com o apoio de todas ACIs. Estamos com uma agenda bastante extensa no mês de outubro, mas cada ACI toma a frente e acompanha as demandas e o andamento dos pleitos. A ASSEG de Gravatal, por exemplo, acompanha a pavimentação da Serra do Corvo Branco, a ACIVALE de Braço do Norte, o movimento contra a instalação da Fosfateira, a ACIRJ de Jaguaruna, as demandas do aeroporto e assim por diante. Desta forma conseguimos ser mais efetivos”, explicou Samuel.
Nos últimos meses vários pleitos da Regional Sul foram atendidos e estão começando a sair dos projetos. Entre eles o lançamento do edital para pavimentação do acesso norte em Laguna, a revitalização da SC-434 em Garopaba, a pavimentação da rodovia ligando o centro de Jaguaruna ao Aeroporto, a liberação da observação embarcada de baleias franca pelo ICMBio e a estadualização do Terminal Pesqueiro de Laguna. “Ainda temos algumas demandas pendentes, como o Centro de Inovação Regional e a Rodovia Ivane Fretta Moreira em Tubarão”, finalizou o vice presidente.
Na reunião com o deputado foi solicitado apoio para aprovação do projeto de lei do Deputado Volnei Weber que proíbe a exploração de fostato no estado, a inclusão de recursos no orçamento do estado para pavimentação da Serra do Corvo Branco, busca pela revisão do número de praças e dos valores do pedágio a serem implantados na BR-101 sul, inclusão da Ferrovia Litorânea no plano federal de concessão para a iniciativa privada, privatização do terminal de cargas e ampliação do número de vôos no aeroporto de Jaguaruna.
O Deputado já conhecia as demandas que foram apresentadas no período eleitoral, por meio do caderno do Voz Única, e disse estar empenhado em tentar viabilizar elas elogiando a iniciativa da FACISC no sentido de união de todos em busca de pleitos coletivos e não individuais.
Na próxima segunda-feira, dia 14, as associações estarão reunidas com a Bancada do Sul em Criciúma para tratar do tema Ferrovia Litorânea.