VP Extremo Oeste faz rodada de visitas a ACIs para levantar demandas regionais




Entre os dias 3 e 4 de setembro, o vice-presidente regional da Facisc para a regional Extremo Oeste, Maikel Frey e a consultora de atuação regional, Márcia Tonet, realizaram uma rodada de visitas nas associações empresariais da regional.
Nas visitas foram levantadas as necessidades específicas de alguns municípios neste conturbado momento da economia.

O vice-presidente considera que é preciso evoluir o ambiente empresarial juntamente com a Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina para auxiliar os empresários. Maikel destaca que é fácil perceber a imensa vontade de produzir e que as empresas só precisam de pequenos incentivos. Ele cita como iniciativa louvável o programa de juro zero que contribui para gerar emprego e renda e aumentar a competitividade das empresas.
“A Facisc identifica situações pontuais que precisam de solução urgente como é o caso da rodovias da região que aumentam o custo de produção”, destaca o vice-presidente.

De acordo com Maikel, o turismo é apontado como alternativa econômica. “O setor está conquistando espaço e surge com boa alternativa econômica na região. Existem vários empreendimentos que estão atraindo visitantes e a valorização das belezas naturais está entre os destaques para o turismo. A capacitação também tem contribuído para evolução no atendimento e opções de lazer. Assim como os produtores rurais também estão percebendo a chance de renda extra com os turistas”, comenta.

Ele cita ainda a necessidade de buscar outra matriz econômica complementar no Extremo Oeste. “Uma alternativa está na linha de vegetais, aproveitando a força do setor agropecuário para abrir espaço aos hortifrutigranjeiros. Pois a região tem grande potencial neste setor”, avalia.

O empresário também lembra que, por outro lado, a Facisc intervém na busca da melhoria da infraestrutura de transporte para insumo e escoamento da produção e o programa Voz Única tem pautas bem claras das associações empresariais para a classe política neste sentido.