Voz Única é apresentada para vereadores com demandas do setor produtivo de Içara




Mais de 80 demandas do setor produtivo de Içara foram apresentadas para os vereadores com o propósito de acelerar o crescimento da cidade nesta terça-feira, dia 27. O conteúdo que pautou a terceira edição online da Conversa Aberta, da Associação Empresarial, inclui pautas estratégicas em 10 eixos detalhados em bit.ly/CartilhaVozÚnica2020. A construção da cartilha do Programa Voz Única ocorreu em parceria com o Sindilojas, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Via Gastronômica de Içara.

“A partir dessa ferramenta do Voz Única podemos avançar no alinhamento do setor privado e público e fortalecer cada vez mais o Município”, projeta a presidente da Associação Empresarial de Içara, Adriana Mara de Oliveira. O diagnóstico realizado em 2020 já pautou, durante a eleição mais recente, os encontros abertos transmitidos pelo YouTube com os candidatos ao Poder Executivo. A intenção, agora, é fortalecer as soluções apresentadas com o envolvimento também da Câmara Municipal.

“A agricultura tem demandas que são importantes. E, se unirmos forças, teremos ainda mais êxito nos projetos”, avalia o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jair Hercílio D´Estefani. “Estamos juntos pelo desenvolvimento de Içara em seus mais diversos segmentos”, indica, por vez, o presidente da CDL, Paulo Roberto Brígido. “É muito importante o alinhamento dos representantes eleitos, das entidades e também da classe econômica”, corrobora o presidente do Observatório Social do Brasil de Içara, Cleber Marques.

“A cartilha nos permite sustentação para que, na condição de legisladores, possamos atender os pleitos que a cidade precisa”, avalia o vereador Edson Freitas da Silva (MDB). “Colocamos o nosso mandato à disposição para fomentar políticas públicas que cheguem à população com práticas positivas, como o trabalho de empreendedorismo proposto para as escolas”, indica o vereador Davi Inácio Nazario (PP). “Temos que ser uma voz única pela cidade”, acrescenta o vereador Jairo Manoel Da Silveira (PSD).

Conforme o vereador Rodrigo Da Silva Gonçalves (PP), o Voz Única representa um conteúdo precioso para o Poder Legislativo. Ele cita, por exemplo, a necessidade de resolver os gargalos no tráfego da Rodovia Paulino Búrigo (SC-445). Essa é uma pauta das entidades de Içara que já teve inclusive o pedido de orçamento ao Estado para a duplicação, mas que também já foi levada pelo vereador à Secretaria de Estado da Infraestrutura na busca por soluções. “É um documento que visa o bem de nossa cidade”, lembra o vereador André Mazzuchello Jucoski (PSDB).


Prioridades do setor econômico de Içara

Agricultura: fortalecimento de políticas públicas de apoio à produção, à comercialização e ao aumento de recursos para agricultura familiar, motivando a manutenção de pequenos produtores nas suas propriedades de origem, a fim de prosperarem no campo e impedir, cada vez, mais o êxodo rural, principalmente da juventude;

Educação: alinhamento com o planejamento socioeconômico da cidade, com ensino técnico, disciplinas de empreendedorismo e inovação na educação básica e articulação com o setor empresarial para levantamento das demandas e necessidades;

Empreendedorismo: incentivar, planejar e organizar a cadeia produtiva e profissionais em um ecossistema integrado de inovação em hélice tripla (Governo, Setor Empresarial e Universidade em conjunto para o desenvolvimento socioeconômico local); desburocratizar para criar facilidades aos empreendedores que pretendem investir na cidade, gerando mais empregos, renda e novas oportunidades de negócios;

Infraestrutura: criação ou qualificação de um espaço cultural para a realização de eventos que oportunizem, ainda mais, o movimento no comércio e a oferta de serviços na cidade como em grandes eventos e feiras.

Mobilidade: urbanização no entorno da Rodovia Paulino Búrigo (SC-445) com padronização de calçadas, iluminação, espaço de caminhada e ciclovia; extensão do padrão aplicado na Rua Marcos Rovaris até o quadrante com a Rua Sete de Setembro, Vitória e Procópio Lima; além da revitalização da Praça São Donato.

Participação: ampliar o diálogo do Poder Público com o setor produtivo e entidades empresariais, com maior participação privada nas iniciativas de desenvolvimento do município.

Planejamento: implementar e executar os projetos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico Local e Regional; além do Projeto de Mobilidade Urbana Integrado: SC-445, Via Rápida, Avenida Procópio Lima, Avenida Manoel Gregório Pacheco (Rodovia dos Trilhos), Transporte Urbano e Ciclovias;

Segurança: investimento no cercamento eletrônico por câmeras e suporte aos órgãos de segurança existentes na cidade;

Tributos: criar incentivos fiscais, revendo os valores de ISS, IPTU, ITBI e Alvará, com o intuito de atrair e reter empresas; além do compromisso de não elevar impostos, nem taxas, para garantir que as empresas possam se recuperar do impacto econômico provocado pela pandemia em 2020;

Turismo: criar uma marca turística da cidade (desenvolver ícones para Içara, produtos e souvenirs com esses ícones, além de trabalhar as referências nos pontos turísticos e também a qualificação dos empreendimentos-chave); Incentivar, planejar e organizar os agentes, atrativos e ações estratégicas do turismo local; tematização da cidade para novas datas comemorativas, além do Natal, como na Páscoa, Dia das Mães, Primavera e etc.