Compartilhe
Reunidos em reunião plenária na noite de quarta-feira, 18.10, os presidentes das associações empresariais da região Noroeste de Santa Catarina elegeram o empresário da área de comércio exterior, Volmir Marcos Voltolini, de Dionísio Cerqueira, como novo vice-presidente da Facisc na regional.
O empresário assume o cargo a partir de 2024, no lugar de Deni Luciano Boito, que havia sido indicado pela Acislo de São Lourenço do Oeste.
Envolvido com o associativismo, Voltolini já ocupou o cargo de presidente da Ascoagrin, entre outras funções diretivas voluntárias e na gestão atual da Facisc ocupa o cargo de diretor de Comércio Exterior. “Agradeço o apoio e desafio para as demais associações locais também desenvolverem lideranças nas cidades. Somos muito representativos e temos diversos pleitos e conquistas regionais e locais para atuar. Em ações conjuntas com as três regionais do grande Oeste temos nos fortalecido e feito a região ser vista¨ declarou.
Voltolini afirmou que pretende atuar pelo fortalecimento das Acis locais através da troca de experiências e boas práticas e deseja realizar novamente o fórum empresarial regional que ocorreu antes da pandemia, além de aproveitar a proximidade com o Paraná para ampliar trocas e negócios entre a região. “ Convido todos os presidentes e diretorias para que estejam juntos neste projeto, pois sozinho não conseguirei. Preciso de cada presidente, de cada diretor para que, onde o associativismo puder contribuir para o desenvolvimento local estejamos juntos”, afirmou.
Realizado no auditório da Acisc, em São José do Cedro, o encontro contou com a presença da grande maioria das entidades da região e teve votação unânime entre as entidades.
A reunião também contou com a presença do atual 1º vice-presidente da Facisc, Elson Otto, que é candidato a presidente da Facisc para a gestão 2024/2026. “Em nome da Facisc, ressalto a importância da disponibilidade, do voluntariado e o trabalho profícuo do vp Deni Boito e desejo sucesso para o Voltolini. Para a próxima gestão, comprometo-me a estar ainda mais próximo das entidades para juntos atuarmos em prol do desenvolvimento do nosso Sistema”, declarou Elson Otto.
Anfitrião do evento, o presidente da Acisc, Neimar De Bona, recebeu das mãos de Otto, uma placa comemorativa pelos 30 anos da entidade, que será completada no final de outubro.
Na ocasião, Deni Boito fez uma exposição sobre as principais ações realizadas pela Federação e as principais contribuições para melhorar a competitividade das empresas associadas às associações empresariais da região (Anchieta, Campo Erê, Dionísio Cerqueira, Galvão, Guarujá do Sul, Jupiá, Novo Horizonte , Palma Sola, Quilombo, São Bernardino, São José do Cedro e São Lourenço do Oeste).
Entre a ações citou a busca de recursos junto ao DNIT para a conclusão da BR 163, que avançou bastante e está com 70% da execução pronta; a duplicação da BR 282, que teve o edital de licitação do projeto lançado em setembro deste ano; a colaboração para a privatização do Porto Seco de Dionísio Cerqueira, um antigo sonho da região que tem obras avançadas e deve inaugurar dia 06 de dezembro, mas que ainda necessita avançar na contratação de mais profissionais para o MAPA e Receita federal nesta fronteira.
Boito também comemorou o lançamento do programa para melhoria da rede trifásica na região, lançado pelo governo do estado no início deste ano. Segundo o empresário, a região se mantém vigilante para que os investimentos realmente aconteçam nos prazos previstos e atendam às empresas, para que tenham retorno das perdas que tiveram com a queda ou oscilação de energia e a evasão de investimentos pela inexistência de rede trifásica para atender uma demanda especialmente industrial e do agronegócio.
O empresário citou ainda a participação no movimento pró ferrovias, a contratação do estudo para incluir o trecho Cascavel – Chapecó no projeto da Nova Ferroeste, o projeto do Estado, que está em desenvolvimento, para a Ferrovia de Correia Pinto – Chapecó, o projeto em construção para acessar a mão-de-obra argentina de maneira formal e regulamentada, e a importância do Programa Empreender para melhorar o desenvolvimento e a gestão das micro e pequenas empresas através dos núcleos empresariais. Também expôs a evolução das soluções disponibilizadas pela federação, como os cartões de benefícios.
Ao final, Boito recebeu o reconhecimento de todos os presidentes pelo trabalho desenvolvido e agradeceu a confiança de todos.
Visita Técnica
Uma prática na regional, antes da plenária os empresários realizaram uma visita técnica na empresa Incobel Móveis, onde foram recebidos pelo proprietário Marciano Barato, que inspirou o empreendedorismo e demonstrou a produção da empresa que é especializada em produtos para o setor cervejeiro, como mesas e cadeiras para marcas nacionais e internacionais como Coca-Cola, AmBev, entre outras, com design exclusivo para cada marca, além de atender bares e restaurantes diretamente, por todo o Brasil e com exportação para o Uruguai.
Barato contou os desafios de empreender e fez os visitantes se sentirem fortes com sua atuação para o desenvolvimento da região. Ex-presidente da Associação Empresarial de São José do Cedro, o empresário foi sempre ligado ao associativismo e atualmente, preside a Associação Hospitalar do município.