Compartilhe
O vereador David Moro apresentou à diretoria da Associação Empresarial de Lages, na reunião do dia 18 de março, as parcerias que mantem com o Instituto Dorvalino Comandolli (IDC). Também estavam presentes o psicoterapeuta do IDC, Ilson Barros, e a presidente do Observatório dos Direitos da Mulher Caroline Santos Ramires, Rosa Maria Santos.
O vereador contou que recentemente foi criado o Observatório dos Direitos da Mulher, que faz parte do IDC e tem como objetivo de ajudar mulheres vítimas de violência. Rosa fez um apelo a todos que são pais, a se juntarem a essa causa. “Ninguém imagina que a violência pode chegar tão perto, temos a ilusão que só acontece em classes menos favorecidas. Hoje virou rotina e precisamos por um freio nisso. Os números de Lages são bem assustadores”, alertou ela sugerindo que as famílias utilizem o diálogo para conscientização das pessoas. “Só por meio da orientação, do amor, do respeito, vamos conseguir mudar essa realidade. Vamos começar dentro da nossa casa e depois expandir para dentro da nossa empresa, da nossa cidade”, completou.
Com relação ao IDC, Barros informou que realiza atendimentos gratuitos para pessoas em situações de vulnerabilidades. Lá elas têm acesso a cursos profissionalizantes, atendimento médico e odontológico, terapias, alimentos, roupas, atividades lúdicas, entre outros. Ele explicou que foi a partir do Turma da Árvore, um projeto que tem o objetivo de plantar milhões de árvores pelo país que surgiu o IDC em 2017 e, mais recentemente, o CTA Construção Sustentável, responsável por construir casas com madeira engenheirada.
Outro projeto para o qual Moro pediu o apoio dos empresários foi para a implantação de pontos de ônibus projetados pela CTA. “Eles são sustentáveis, possuem grande durabilidade, são resistentes a incêndios e impactos e tem baixo custo. O valor de um abrigo atual equivale a cinco destes”, explicou ele.