Compartilhe
A precariedade dos acessos aos municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna foi tema de uma reunião nesta quinta-feira (29) na Câmara de Vereadores de Joaçaba. A reunião teve por objetivo principal consolidar a busca de recursos junto ao Governo do Estado de Santa Catarina de forma unificada envolvendo as três prefeituras, poder privado com o apoio da sociedade civil. A ACIOC participou da reunião e elogia a iniciativa pelo pensamento coletivo em prol do desenvolvimento dos três municípios.
A deterioração das rodovias, constante pela ação natural do tempo, baixa qualidade na matéria-prima e elevado peso dos caminhões, se intensificou nas últimas semanas devido à quantidade de chuvas que atingiu todo o estado, em especial a região meio-oeste. Nos três municípios, ações emergenciais de recapeamento foram realizadas com o intuito de minimizar as dificuldades enfrentadas pelos usuários.
Em Joaçaba e Luzerna, os principais problemas estão na SC 150 que corta os dois municípios. A rodovia estadual inicia no trevo com a BR 282 em Joaçaba, e ao passar por Joaçaba recebe os nomes de avenidas Santa Terezinha, XV de Novembro e Caetano Natal Branco chegando até o município de Luzerna. Em Herval d’Oeste, o principal problema está no Acesso Egídio Pozzobom, única ligação entre o município e a BR 282.
Sensibilizados, os três prefeitos juntaram-se e conseguiram por meio de uma conversa com o Deputado Estadual Milton Hobus, uma audiência com o Governador Raimundo Colombo. O encontro aconteceu na terça-feira (27) e, na oportunidade, os municípios se comprometeram em entregar os projetos prévios para a recuperação em 15 dias, durante visita do Governador em Joaçaba.
Para a presidente da ACIOC, Tânia Durigon, a iniciativa é o caminho para o desenvolvimento recíproco dos três municípios. “A ACIOC defende que são três municípios e uma única cidade e, por esse motivo, parabenizamos essa iniciativa e acreditamos que este é o caminho para fortalecermos o desenvolvimento de nossa região, principalmente, na busca por soluções de problemas pontuais, mas que refletem diretamente nos três municípios”, afirmou.
A ACIOC aderiu ao movimento em prol do desenvolvimento dos três municípios, inclusive, pelo Documento Voz Única assinado pelos três prefeitos. A partir de então, a Associação Empresarial acompanha a execução das atividades e colabora com o desenvolvimento dos municípios por meio de ações em parceria com os poderes público, privado e a sociedade civil.