Compartilhe
Até antes da pandemia, os destinos para viagens longas eram os mais requisitados. Entre eles praia, parques aquáticos e de diversão, eram os que estavam no topo de destinos escolhidos para quem desejava viajar. Hoje, essa realidade mudou. Após um longo período de distanciamento social, as pessoas começam a sair de casa, devagarinho e buscam, locais regionais para visitar. O cenário de locais buscados também molda um novo turista e abre espaço para locais nunca visualizados antes.
Estudos recentes mostram que a pandemia está mudando o comportamento da humanidade e dos valores das pessoas. Isso inclui as viagens curtas, segurança em espaços abertos e principalmente o turismo em meio a natureza, o turismo que chamamos de “turismo rural”.
Diante deste novo cenário, nossa região investe no turismo rural. Os municípios mapeiam novas áreas, os produtores investem e, todo município sai ganhando.
No domingo, 1º, foi realizado o primeiro roteiro de turismo rural no município de Tunápolis e Santa Helena. O trajeto foi organizado pela Tunápolis Tur e contou com a participação de turistas de Itapiranga, São Miguel do Oeste, Tunápolis e do litoral. A programação iniciou com café na manhã no Bistrô Retrô e prosseguiu na propriedade de Arnoldo e Terezinha Rohden de Linha Pitangueira. O casal possui uma diversidade de artesanatos espalhados pelo pátio, fabricados por Arnoldo, que embelezam ainda mais o local. A turma percorreu a trilha de 2,8 km em meio a mata e se encantaram com as maravilhas da natureza, como rochas enormes e árvores nativas. Rohden conta que a trilha foi aberta por ele e pela esposa, manualmente, e a cada dia trabalha para melhor atender as pessoas que a visitam.
O almoço foi servido no Eventos Park, onde os turistas aproveitaram para degustar o Chopp Park Bier, fabricado no local pela família de Luiz Baumgratz.
Após, o grupo seguiu até Linha Bela Vista, interior de Santa Helena, onde visitou a Pousada Rural Riacho das Hortênsias. A propriedade de Daniel da Silva, com quase 70 hectares em meio a muita mata, ainda está em fase de construção, mas já possui pousadas construídas totalmente em madeira, totalmente rústicas, que já são alugadas por turistas oriundos de diversos lugares do Estado. A pousada que mais chama atenção é a ‘Casa do Tarzan’, que foi construída com duas árvores no meio dela. A estrutura ainda conta com piscina, campo de futebol, trilha em meio a mata e muito sossego para quem procura tranquilidade.
Ainda em Santa Helena, a turma conheceu a fábrica de chocolates artesanais Di Pietro. A proprietária Leiliane Pietro Biazi explicou como são fabricados os chocolates, seu processo e um pouco da história da empresa. Para finalizar o roteiro, os turistas retornaram ao Eventos Park onde, além de saborear o chopp, curtiram a piscina, se aventuraram na tirolesa e aproveitaram os pedalinhos.
Para a sócia proprietária da Tunápolis Tur, Arlise Wagner, é importante a realização destes eventos para o município. “Com o turismo, conseguimos trazer pessoas para conhecer nossa cidade, nosso interior e, assim, fazer girar a economia local. Não precisamos fazer do turismo a principal fonte de renda do município, mas podemos incluir ela como sendo umas das atividades econômicas que soma para as famílias, empresas e consequentemente para o município”. Arlise reforça que hoje muitas pessoas procuram por esse tipo de turismo e, questiona, do por que não investir em Tunápolis.
Mapa do Turismo irá elencar atrativos de Tunápolis e Santa Helena
Conforme o presidente da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, Bruno Saldívia, a AEST vem procurando desenvolver ações para fortalecer e oferecer novas opções de negócios e mercados as empresas dos dois municípios. Ele cita que um dos setores que vem ganhando destaque é o turismo, para o qual está sendo elaborado um Mapa do Turismo de cada uma das cidades, mostrando empresas, negócios, atrativos e eventos que estão relacionados a este setor. Saldívia ressalta que a elaboração do mapa vem ocorrendo em parceria com os dois conselhos municipais do turismo, com o apoio de uma consultora especializada no setor. O documento, que será impresso, consiste no levantamento e identificação de pontos turísticos e possíveis atrativos com potencial de exploração.
Bruno Saldívia comenta que os municípios já têm algumas atrações que vem se consolidando. Ele cita que Santa Helena, conhecida como a cidade das flores, também tem belezas para mostrar aos visitantes. O presidente da AEST considera que os atrativos turísticos que já são explorados na nossa região contribuem para fortalecer os atrativos que existem nos municípios vizinhos, como é o exemplo de São João do Oeste e Anchieta. Ele ressalta que quanto mais opções de visita a região oferecer, mais turistas serão atraídos porque o tempo de permanência nas cidades será maior.
Texto: Fernando Weiss/Tunápolis Tur
Fonte: Jornal Força do Oeste