Compartilhe
Fundada por imigrantes austríacos e conhecida como o Tirol Brasileiro, a cidade de Treze Tílias, na regional Meio Oeste, foi sede da 163ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC), nos dias 13 e 14 de junho. Com o tema “Inspirados pela tradição, movidos pela inovação”, o evento recebeu cerca de 200 nucleados de diversas cidades catarinenses no Parque Lindendorf e enfatizou o potencial empreendedor e turístico do município.
Os cases locais foram apresentados, na noite de quinta-feira (13), pelos empreendedores Carlos Eduardo Rohrer Felder, sócio proprietário da Cervejaria DB e proprietário do Restaurante Stube, e Daniel Franciscatto Porto, colaborador do Grupo Pioneiro Industrial e das empresas Ecosolution e Cervejaria DB. Também houveram duas apresentações em vídeo, com o empreendedor e especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas, Conrado Adolpho, e o mentor de negócios e desenvolvimento pessoal, Pablo Paucar. A sexta-feira (14) teve uma extensa programação, com visitas técnicas nas empresas Tirol,
Polinutri e Baterias Pioneiro, além de city tour para conhecer os pontos turísticos de Treze Tílias. A equipe de comunicação do CEJESC também promoveu uma capacitação em media training para os coordenadores e vice-coordenadores de núcleos e a diretoria se reuniu para deliberar assuntos internos.
Pauta rica e muitos projetos em destaque
A AGO contou com a presença do deputado federal Carlos Chiodini, responsável pela criação da lei que estabelece a Semana Estadual do Jovem Empreendedor em Santa Catarina. Ele utilizou o espaço para falar sobre o cenário econômico e político do Brasil e reforçar seu apoio às bandeiras defendidas pelo CEJESC.
Dando sequência à pauta, a diretora de Assuntos Tributários do CEJESC, Larissa Rocha, comentou os resultados do Feirão do Imposto no Estado. Já a diretora de Geração Empreendedora do CEJESC e presidente do Conselho Fiscal da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), Kamila Laurindo, destacou sua participação na 89ª AGO da CONAJE.
Um dos projetos que está em desenvolvimento é o Santa Catarina Mais Empreendedora, aliado ao programa Brasil Mais Empreendedor, lançado pela CONAJE. As diretrizes do projeto piloto foram apresentadas durante a assembleia pelo vice-presidente do CEJESC na Serra,
Malek Ráu Dabbous, responsável pela implantação do projeto, que tem como objetivo impactar mais de cinco mil jovens catarinenses em situação de vulnerabilidade social e criar mais de 3,5 mil novas empresas.
Outro assunto em pauta foi o balanço do evento de 20 anos do CEJESC, demonstrado pelo vice-presidente João Adriano Phillips, e a consultoria de resultados, uma apresentação realizada pelo consultor do CEJESC, Giovane Ferreira Pereira, para expor as ações desenvolvidas ao longo dos seis anos em que esteve no cargo, do qual se despediu durante a AGO.
Um evento que superou expectativas
O vice-presidente do CEJESC na regional Meio Oeste, Starbak Schneider, menciona que a AGO foi surpreendente: “Porque nos surpreendeu enquanto organização, tanto em público quanto nos cases e demais atrações. Além disso, a AGO deixou um grande legado para a cidade de Treze Tílias, em termos turísticos. Muitos nucleados comentaram que querem voltar para a cidade, então ficamos muito felizes com o resultado alcançado”.
Para a coordenadora do Núcleo do Jovem Empreendedor de Treze Tílias, Simone Lopes de Lima, o fato da cidade ser turística também agregou muito valor ao evento. “Em nome do núcleo, agradecemos a participação massiva dos núcleos de diversas cidades do Estado e também ao CEJESC e aos integrantes do nosso núcleo, por todo empenho para fazer esse evento acontecer”, ressalta.
Ao final da AGO, foi lançado o convite para a próxima assembleia, a ser realizada pela regional Oeste, em Concórdia, nos dias 18 e 19 de julho. As inscrições estarão abertas, em breve, pelo site do CEJESC.
Confira todas as fotos da AGO de Treze Tílias aqui.