Compartilhe
A Reunião da Diretoria da Facisc e presidentes de associações empresariais reuniu mais de 100 pessoas na tarde desta quinta-feira, 21/7. O evento contou com a participação do superintendente do DNIT, Alysson Rodrigo de Andrade, que disse que SC tem 1,6 mil km de estradas administradas pelo DNIT. O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, disse que a infraestrutura é o carro-chefe do Voz Única. “Sabemos que a infraestrutura é um gargalo para o desenvolvimento econômico do nosso estado”, ressaltou. O presidente anunciou que na próxima quarta-feira, 27/7, vai acontecer o lançamento da cartilha do Voz Única com mais de 700 pleitos de Santa Catarina.
Andrade destacou que SC é a uma das maiores malhas do país em termos de construção. “Temos grandes obras no Estado como a BR-470, BR-280, que são as duas maiores obras de duplicação no estado e andam mais ou menos no mesmo ritmo com a previsão e entregas de alguns trechos até o final do ano”. Outra obra de grande porte é a BR-285 onde estão sendo realizadas as contenções. A BR-163 tem uma condição ruim e precisa de atenção. No mês passado foi pedido o Estudo de Viabilidade Técnica (EVTEA) da ponte sobre o Rio Uruguai entre Barra do Guarita e Itapiranga”. O superintendente disse que tem que mudar a forma de gerir as obras de SC. “Fazer uma gestão mais ativa das obras de SC”.
Manutenção
O superintendente disse que a BR-282 já está com operação tapa-buraco para poder ter condições de tráfego. Ele destacou que alguns trechos catarinenses estão descobertos de manutenção, mas que o DNIT vem atuando para corrigir estes problemas. “O DNIT vem buscando regularmente”. Outro ponto destacado por Andrade foi relação à prioridade do DNIT. “Hoje nossa prioridade é apagar incêndio. Trabalhar com os pontos que mais precisam”. A manutenção Cada 1 real que deixamos de investir no momento certo, gastamos 5 para recuperar”.
Teto Simples do MEI
Um esforço grande está sendo realizado pela Facisc para que o Teto do Simples e do MEI seja aprovado ainda este ano, de preferência até setembro. O Projeto de Lei Complementar (PLP), foi votado e aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação, 108/21 e visa alterar o Estatuto da Micro e Pequena Empresa, ajustando os limites de faturamento para MEI. O assessor jurídico da Facisc, Murilo Gouvêa dos Reis, explicou as ações que estão em andamento.
Visibilidade
A diretora de Marketing da Facisc, Irene Sá, apresentou os resultados de Marketing e Comunicação da Federação. Foi a primeira reunião como diretora da pasta e ela destacou as ações realizadas e resultados alcançados. “Nós sabemos que todos fazemos um ótimo trabalho, precisamos também divulgar tudo que fazemos para que as pessoas conheçam o que estamos fazendo”.
Soluções
A área de Soluções é um setor bem dinâmico que vem inovando na divulgação, profissionalização e ampliação da carteira de serviços oferecidos às associações empresariais. Ciro Cerutti, diretor da pasta, detalhou sobre o evento do Dia das Soluções realizado em julho, e outras ações realizadas pela área.
Case
A Associação Empresarial de Içara (ACII) apresentou o projeto do evento SEI 2022 – Seminário de Empreendedorismo e Inovação. A presidente da entidade, Tatiana Pavei da Silva, e o vice-Presidente de Relações Internas e Institucionais, Lucas Lemos Serafim, apresentaram o evento e destacaram que a ACII assumiu para si o incentivo à inovação no município. “A ideia é que o SEI não fosse apenas um evento, mas que deixasse um legado, e o maior legado foram as conexões criadas no próprio evento”, destacou Tatiana.
Governador Carlos Moisés
O integrante do Conselho Superior, Alaor Tissot, participou de reunião com o governador Carlos Moisés e o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) ontem, quarta-feira, 20/7. Ele explicou que foram discutidos uma série de assuntos ligados ao desenvolvimento do estado e à construção de um ambiente favorável aos negócios e à geração de empregos. Os investimentos em infraestrutura de transportes, especialmente rodovias e ferrovias, são uma das principais preocupações dos empresários, pois afetam diretamente a competitividade das empresas e a segurança dos motoristas.