No Norte de Santa Catarina, o gasto excessivo com aluguel é o responsável por 70% do déficit habitacional. Um levantamento da FACISC revelou que faltam mais de 29 mil moradias na região. O estudo foi apresentado pelo diretor de Articulação Estratégica, Marco Antônio Corsini, na Plenária Regional da Federação em Schroeder, nesta quarta-feira.
Em contrapartida, no âmbito estadual, a região Norte conta com um dos dos menores percentuais do déficit habitacional formado por moradias precárias. Inclusive, o percentual de famílias de baixa renda morando em condições inadequadas é baixo.
O crescimento de 22% em sua população nos últimos 10 anos pode ser uma explicação para o déficit habitacional – o percentual está acima da média catarinense. O acréscimo foi de 207,4 mil pessoas no Norte de SC neste período.
Corsini explica que o crescimento populacional está relacionado com a atividade econômica da região. E defende que são necessárias mais políticas de habitação, principalmente para a população de mais baixa renda.
“Assim, essas famílias passariam a ter um alívio nos gastos com o aluguel, e consequentemente, condições de comprar produtos que melhorem sua saúde e sua rotina. Isso acaba estimulando também o crescimento das vendas no comércio e serviços, e incentivando a economia como um todo”, avaliou o diretor.
A superintendente de habitação da Caixa em Joinville, Johanna Santos, foi uma das convidadas para a Plenária Regional Norte da FACISC e falou sobre programas e oportunidades na área habitacional.
Johanna explicou que prefeituras e governos estaduais têm um papel essencial nos programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida, seja doando terrenos, indicação de famílias beneficiadas, aporte de recursos, flexibilização de normas urbanísticas e apoio técnico. Em parceria com entidades locais, também podem acompanhar todas as etapas dos projetos, desde a seleção até a entrega das casas.
“A atuação conjunta entre entes públicos e o Governo Federal amplia o alcance das políticas habitacionais, garantindo que mais famílias brasileiras tenham acesso à moradia digna, com segurança e infraestrutura. É uma união que transforma cidades e vidas”, destacou a superintendente da Caixa.
O encontro contou com a presença de lideranças associativistas e políticas do Norte de SC, e é uma das 12 reuniões plenárias que a Federação realiza ao longo do mês de julho.
Confira aqui as fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/196771524@N04/albums/72177720327770118/
Confira a agenda das próximas Plenárias Regionais:
24 de julho: Regional Planalto Norte
Onde: Mafra
Tema: Agronegócio
29 de julho – Regional Oeste
Onde: Xaxim
Tema: secretário SICOS, Silvio Dreveck
30 de julho – Regional Extremo Oeste
Onde: São Miguel do Oeste
Tema: Habitação
31 de julho – Regional Noroeste
Onde: São Lourenço do Oeste
Tema: Habitação













