Soluções de habitação foram tema da Plenária Regional da FACISC no Norte de SC

Norte
Soluções de habitação foram tema da Plenária Regional da FACISC no Norte de SC

Associações Empresariais

Comunicação FACISC

Autor Comunicação FACISC

Compartilhe

No Norte de Santa Catarina, o gasto excessivo com aluguel é o responsável por 70% do déficit habitacional. Um levantamento da FACISC revelou que faltam mais de 29 mil moradias na região. O estudo foi apresentado pelo diretor de Articulação Estratégica, Marco Antônio Corsini, na Plenária Regional da Federação em Schroeder, nesta quarta-feira.

Em contrapartida, no âmbito estadual, a região Norte conta com um dos dos menores percentuais do déficit habitacional formado por moradias precárias. Inclusive, o percentual de famílias de baixa renda morando em condições inadequadas é baixo.

O crescimento de 22% em sua população nos últimos 10 anos pode ser uma explicação para o déficit habitacional – o percentual está acima da média catarinense. O acréscimo foi de 207,4 mil pessoas no Norte de SC neste período.

Corsini explica que o crescimento populacional está relacionado com a atividade econômica da região. E defende que são necessárias mais políticas de habitação, principalmente para a população de mais baixa renda.

“Assim, essas famílias passariam a ter um alívio nos gastos com o aluguel, e consequentemente, condições de comprar produtos que melhorem sua saúde e sua rotina. Isso acaba estimulando também o crescimento das vendas no comércio e serviços, e incentivando a economia como um todo”, avaliou o diretor.

A superintendente de habitação da Caixa em Joinville, Johanna Santos, foi uma das convidadas para a Plenária Regional Norte da FACISC e falou sobre programas e oportunidades na área habitacional.

Johanna explicou que prefeituras e governos estaduais têm um papel essencial nos programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida, seja doando terrenos, indicação de famílias beneficiadas, aporte de recursos, flexibilização de normas urbanísticas e apoio técnico. Em parceria com entidades locais, também podem acompanhar todas as etapas dos projetos, desde a seleção até a entrega das casas.

“A atuação conjunta entre entes públicos e o Governo Federal amplia o alcance das políticas habitacionais, garantindo que mais famílias brasileiras tenham acesso à moradia digna, com segurança e infraestrutura. É uma união que transforma cidades e vidas”, destacou a superintendente da Caixa.

O encontro contou com a presença de lideranças associativistas e políticas do Norte de SC, e é uma das 12 reuniões plenárias que a Federação realiza ao longo do mês de julho.

Confira aqui as fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/196771524@N04/albums/72177720327770118/

Confira a agenda das próximas Plenárias Regionais:

24 de julho: Regional Planalto Norte

Onde: Mafra

Tema: Agronegócio

29 de julho – Regional Oeste

Onde: Xaxim

Tema: secretário SICOS, Silvio Dreveck

30 de julho – Regional Extremo Oeste

Onde: São Miguel do Oeste

Tema: Habitação

31 de julho – Regional Noroeste

Onde: São Lourenço do Oeste

Tema: Habitação